A Tecnoshow 2023, que este ano realiza sua 20ª edição, é a segunda maior feira de negócios e tecnologia rural do Brasil e receberá, entre os dias 27 e 31 deste mês, em Rio Verde, no Sudoeste goiano, embaixadas de 14 países, graças ao empenho do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).
A SIC estará acompanhada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ligada ao governo federal, que é parceira do Governo de Goiás em diversos projetos.
Com uma expectativa de público de mais de 130 mil pessoas durante os cinco dias de evento, a feira contará com mais de cem palestras, ações sustentáveis e dinâmicas de pecuária, além da exposição de maquinários, implementos, insumos e ferramentas de alta tecnologia. Na última edição, a Tecnoshow Comigo movimentou R$ 10,6 bilhões.
“A Tecnoshow é uma vitrine. Estão confirmados representantes do Azerbaijão, Botsuana, Cabo Verde, Coréia do Sul, Cuba, Hungria, Indonésia, Irã, Malawi, Singapura, Suíça, Trinidad Tobago, Turquia e Quênia”, destacou o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho. A Apex será representada pela coordenadora do Escritório Regional do Centro-Oeste, Cíntia Faleiro.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Tecnoshow 2023
A Tecnoshow Comigo proporciona difusão de tecnologia e informação para visitantes de diversos estados brasileiros e até de outros países. Além disso, a feira contribui para estimular o comércio e movimentar a economia dos municípios da região Sudoeste de Goiás.
De acordo com pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, a Tecnoshow Comigo traz um crescimento de 12,4% na arrecadação de Rio Verde no período de realização do evento. Isso se deve ao aumento do número de visitantes que consomem em diversos segmentos, como restaurantes, que registram um aumento de até 250% na movimentação na semana da feira, e na rede hoteleira, que registra 100% de ocupação.
A estimativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) – organizadora do evento – é que a feira contribua para a criação de 12,5 mil empregos diretos e indiretos, seja na cidade ou nos preparativos, organização e atendimento na Tecnoshow.
Desta forma, o evento se mostra importante para o setor agrícola e para a economia da região Sudoeste de Goiás.