O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quarta-feira (16) que a Coca-Cola passará a utilizar cana-de-açúcar para adoçar suas bebidas comercializadas no país.
Atualmente, a empresa utiliza xarope de milho como adoçante em seus produtos americanos.
Cana-de-açúcar para adoçar coca-cola

Em postagem feita na plataforma Truth Social, Trump destacou a iniciativa da empresa e afirmou que “será uma boa iniciativa deles e que será simplesmente melhor”.
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, alegou o presidente americano em suas redes sociais.
A mudança representaria uma retomada ao uso do açúcar natural, valorizando um produto ligado diretamente ao agronegócio brasileiro, já que o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.
Conforme dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2025/26 deve alcançar 663,4 milhões de toneladas de cana, mantendo o país como líder global na produção.

Apesar de uma leve queda de 2% em relação ao ano anterior, a área cultivada está estável, com um aumento de 0,3%, totalizando 8,79 milhões de hectares.
A produção de açúcar ainda deve alcançar um recorde histórico de 45,9 milhões de toneladas, impulsionada pelos preços internacionais em alta e pela maior destinação da cana para essa finalidade.
Com essa mudança anunciada por Trump, o Brasil, principal fornecedor mundial da matéria-prima, pode ganhar ainda mais destaque no cenário global do agronegócio.