O Brasil é um país com grande extensão rural e sua população possui uma relação próxima e dependente da agricultura e pecuária. Por essa razão, o turismo rural tem potencial para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento das áreas e dos produtores.
Esse tipo de turismo é abrangente com atividades que vão de hospedagens em hotéis-fazenda, passeios por trilhas na natureza até participação nas atividades do campo, como a ordenha, a colheita de frutas, degustação de produtos derivados das propriedades.
Potencial do turismo rural brasileiro
Sendo o país do agronegócio, o Brasil tem diversas culturas agrícolas, criação de animais e milhares de belezas naturais, por isso, o turismo rural pode agregar valor a produtos e serviços da agropecuária e ainda promover o patrimônio cultural e natural.
Segundo a pesquisa “Demanda Turismo Rural”, divulgada pelo Ministério do Turismo em 2023, 74% dos turistas escolhem viajar para o interior do país pela proximidade com a natureza, a paz e a tranquilidade.
Outro ponto que atrai 73% dos turistas é a comida caseira e 60% destacaram como essencial as trilhas em matas, rios e cachoeiras. Cerca de 50% buscam destinos que proporcionam aprendizado e 47% tem interesse em ações sustentáveis.
A Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural) projeta que o setor de turismo rural tenha crescido mais de 50% em 2023.
Agroturismo: Dicas para sair da rotina e desfrutar uma experiência no campo
Como empreender minha propriedade no turismo rural?
Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o turismo rural tem como principal benefício: promover a geração de renda complementar para os produtores rurais. Além disso, fomentar a economia regional, gerar empregos, atrair investimentos públicos e privados e ainda a preservação ambiental.
Veja o passo a passo para investir no mercado de turismo rural da sua região:
- 1º Ter vontade: invista no negócio se você gosta da área rural de verdade. Assim conseguirá apresentar as maravilhas do interior, explorar e interagir com os outros.
- 2º Seja um bom anfitrião: faça os seus clientes sentirem-se em casa, compreendendo quem são os seus clientes, suas necessidades e expectativas, para poder atendê-los melhor.
- 3º Analise os atrativos da sua região: além dos atrativos dentro da sua propriedade rural, o que mais existe na região, que pode ser atrativo. Com isso, fica fácil organizar passeios e pacotes para os visitantes.
- 4º Faça planejamento: se quer ganhar dinheiro com turismo rural, é preciso planejar financeiramente, os passos que vai tomar e as metas a serem alcançadas.
- 5º Monte o espaço: Defina o que você acha interessante para oferecer aos seus clientes. Quais são as áreas da sua fazenda poderão ser utilizadas e visitadas?
- 6º Requisitos técnicos: antes de investir dinheiro, conheça as exigências técnicas e boas práticas preconizadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).
- 7º Serviços: O que pode oferecer de atrações em sua fazenda para os turistas.
- 8º Consciência ambiental: a sua propriedade precisa ter como base a consciência ambiental, ou seja, tudo precisa ser feito presevando o meio ambiente.
- 9º Invista na divulgação: turistas são atraídos antes de chegar na propriedade, por isso o marketing é essencial, seja com publicidade no rádio, em jornais da região, parcerias com agências de turismo e presença nas redes sociais
O Sebrae presta assessoria para micro e pequenas empresas online, clique aqui e saiba mais. Além disso, oferece o e-book: Preparando sua propriedade para o turismo rural.
Cursos de turismo rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece cursos online e gratuitos com carga horária de 3 horas sobre o que é turismo rural e por onde começar; e como preparar sua propriedade para receber turistas. Saiba mais no link.
O Senar Goiás tem um curso mais específico, com carga horária de 20 horas, também online e gratuito de Turismo Rural. Ele ensina como desenvolver, gerenciar e promover propriedades rurais em pontos turísticos, abordando conceitos, legislação, oportunidades, produtos e serviços; práticas sustentáveis; planejamento financeiro e plano de negócio.