Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Dicas para iniciar a criação de peixes e ter lucratividade na piscicultura

Por Gabriela Amaral
Publicado em 06/01/2022 às 10:33
Atualizado em 06/01/2022 às 10:36
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Share on FacebookShare on Twitter

Para quem deseja iniciar na agropecuária, mas quer sair das tradicionais criações de gado, suínos e aves, a piscicultura é uma ótima opção. Todavia, assim como qualquer outro tipo de criação é preciso alguns cuidados no momento de iniciar o projeto.

Essa preocupação com as necessidades da criação e com a forma correta de iniciar é o que vai determinar o sucesso e a lucratividade do agronegócio. Desta forma, vamos auxiliá-lo quanto aos primeiros passos para começar a sua criação de peixes. Antes de iniciar na atividade, é preciso que o produtor se atente às autorizações governamentais de órgãos responsáveis, tais como o IBAMA e o Ministério Público.

LEIA TAMBÉM

Sistemas integrados de produção têm viabilidade econômica no Cerrado e Amazônia

Sistemas integrados de produção têm viabilidade econômica no Cerrado e Amazônia

Foto: Envato

Goiás intensifica ações contra brucelose e tuberculose em bovinos

Na piscicultura, o primeiro passo é avaliar o local onde será implantado o criadouro. O segundo passo é escolher qual tipo de peixes será criado, levando em consideração as necessidades específicas da espécie, além de considerar aspectos relevantes como a capacidade adaptativa dos animais, qualidade da água, nível de oxigênio, acidez, entre outros.

Após as autorizações serem expedidas e escolher o local, é o momento de adquirir os alevinos, também conhecidos como filhotes de peixe). A recomendação é que a aquisição destes animais seja feita com produtores renomados no mercado para se ter certeza da qualidade e procedência.

Um manejo adequado, seguindo as técnicas de reprodução e nutrição, garante ao piscicultor a qualidade produtiva e um excelente retorno financeiro.

Necessidades específicas da piscicultura

Dentro da piscicultura o pecuarista pode optar por escavar um local natural no momento da preparação do terreno. A ressalva aqui é quanto ao abastecimento e drenagem do local, pois é necessário um sistema que seja capaz de encher ou esvaziar o tanque em pequenos intervalos de tempo.

A estruturação desses tanques deve ser feita em alvenaria de pedra ou tijolo em concreto, sendo preciso a escavação de diversos tanques para que o produtor consiga realizar a manutenção de reprodutores, preparo de reprodutores, acasalamento, criação de pós-larvas e de alevinos, engorda, entre outras formas de manejo.

Em relação aos viveiros, estes podem ser classificados em viveiros de barragem ou de derivação. O primeiro sendo construído em uma área onde há córrego, curso ou olho d’água e o segundo necessitando da condução de águas por canais abertos, turbilados ou bombeamento, fazendo com que haja controle sobre a quantidade de água que entra e sai.

Para atingir o objetivo, é preciso estar atento à qualidade da água, que deve oferecer boas condições pata a reprodução e crescimento dos animais. A água não deve ser muito fria e nem muito quentes, por isso é indispensável o uso de um termômetro de imersão, com escala entre 0 e 50ºC.

Outra preocupação em relação à qualidade da água, está relacionada a transparência, pois quanto mais transparente maior a penetração de luz, responsável pela manutenção de seres produtores de matéria orgânica, os fitoplânctons, bactérias fotossintéticas e macrófitas aquáticas. Todavia, as melhores águas para o abastecimento dos tranques são as levemente esverdeadas ou azuladas.

Já a quantidade ideal de água deve ser calculada levando em consideração à capacidade de acumulação, profundidade média e base de área, pois se trata de grandezas diretamente proporcionais. A manutenção da quantidade é feita de forma que as perdas por evaporação e percolação sejam compensadas.

A profundidade recomendada é de pouco mais de dois metros. Porém, o produtor precisa ter muita atenção e estudar o terreno previamente, assim ele terá informações importantes como o pH do solo, alcalinidade e teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, ferro e alumínio, entre outros.

É através da tipografia que será determinada a quantidade de tranques a serem construídos, tipo de viveiros, se é barragem ou derivação, se há possibilidade da construção, bem como a forma do tanque.

*Com informações do portal Sim Peixes

 

Tags: AgroMercadoagronegócioAgroPecuáriaDicasPiscicultura

Notícias relacionadas

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Entre julho de 2010 e maio de 2025, o preço do quilo do suíno registrou alta de 237%, superando a...

Foto: Envato

Brasil obtém reconhecimento da União Europeia como livre de gripe aviária

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (4) o reconhecimento oficial da União Europeia (UE) como país livre de gripe aviária. O...

Mapa registra 612 mortes de animais em investigação sobre vacina contra clostridiose

Mapa registra 612 mortes de animais em investigação sobre vacina contra clostridiose

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que chegou a 612 o número de mortes de animais possivelmente relacionadas...

Calendário de Manejos facilita planejamento de atividades na pecuária

Calendário de Manejos facilita planejamento de atividades na pecuária

Desde 2017, pecuaristas e técnicos contam com o Calendário de Manejos Reprodutivo, Sanitário e Zootécnico, uma ferramenta que auxilia no...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.