A adubação do pasto é um dos principais pontos do manejo de pastagens que, por sua vez, tem grande importância na produtividade da pecuária. Sendo essencial para manter o saúde do local e os bons elementos nutricionais, além de promover ganhos ao produtor rural. Para que a adubação tenha um efeito positivo, é preciso que alguns passos sejam seguidos.
Primeiro entender o papel deste processo dentro da propriedade rural. O adubo consegue auxiliar o produtor na correção e no aumento de nutrientes já existentes no pasto, desta forma conseguindo manter a saúde da pastagens e atingir o crescimento esperado. Recomenda-se que seja feito em pastagens degradadas e que há falhas na rebrota.
Na grande maioria dos casos, quando o pasto apresenta baixa fertilidade, a altura das gramíneas fica em torno dos 15 a 20cm e com resíduos aparentes na superfície. O momento de realizar a adubação é no fim do período de chuvas, chamado de época das águas, quando calcário já poderá ser aplicado.
Como realizar a adubação de pastagem
O primeiro passo deve ser feito antes de iniciar o processo de adubação e consiste em realizar uma análise do solo, com a intenção de conhecer as deficiências nutricionais do local. A partir desta análise o produtor consegue escolher o melhor fertilizante e o que mais se adequa às suas necessidades.
Especialistas orientam que, antes de realizar a adubação, a terra passe por um período de descanso. Ao escolher o fertilizante fique tanto à composição química do insumo e, estando tudo ok, pode-se iniciar o processo. Para que seja feito da forma correta, isole a área com a intenção de que não haja trânsito do rebanho naquele local.
Presença de nitrogênio no pasto
Sendo o principal responsável pela coloração do pasto, o nitrogênio traz diversos benefícios para a pastagem, como por exemplo o auxílio no crescimento da planta devido ao estímulo da clorofila. Podemos afirmar que quanto mais nitrogênio há no local, mais nutritivo será o alimento para o rebanho. Vale ressaltar que o nitrogênio consegue acelerar o processo de rebrota da pastagem.