Um surto de gripe aviária foi identificado em uma granja avícola de Ohio, na região Centro-Oeste dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por autoridades agrícolas estaduais e federais na quarta-feira (7).
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o caso afetou cerca de 3 milhões de frango, que precisam ser abatidos. Segundo o veterinário estadual Dennis Summers, o processo já foi iniciado.
Surto de gripe aviária
O surto da doença já forçou o abate de 43 milhões de frangos e perus somente neste ano nos Estados Unidos. Agora, após uma pausa de vários meses, a doença reapareceu na região, porém mais cedo que o esperado pelas autoridades.
Os casos já foram identificados em Indiana, Minnesota, Dakota do Norte e Wisconsin na última semana. Além disso, há casos ainda nos estados ocidentais dos Estados Unidos.
No início do ano, o surto contribuiu para o aumento nos preços dos ovos e da carne e pareceu diminuir em junho, mas, conforme alertaram as autoridades à época, uma recuperação poderia ocorrer ainda este ano.
Entenda a doença
A doença acomete especialmente aves e é provocada pelo vírus influenza A, podendo ser dos tipos pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. E
Em condições raras, humanos também podem ser acometidos, sendo a doença conhecida como gripe do frango e influenza aviária. A transmissão não acontece de pessoa para pessoa, sendo possível apenas através do contato com aves contaminadas.
Os sintomas em humanos são parecidos com o da gripe comum, aparecendo após dois a oito dias em contato com o vírus. Entre os principais estão dor de garganta, febre acima de 38ºC, dor no corpo, mal-estar, calafrios, dor abdominal, tosse seca e secreção nasal.