A última segunda-feira da primavera deve ser marcada com fortes chuvas em todo o Brasil. De acordo com a Climatempo nuvens de chuva têm se formado no país inteiro por diferentes sistemas meteorológicos.
No Sudeste ao Norte, temos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e uma frente fria que se aproxima da costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além disso, um Sistema de Baixa Pressão se forma na Região Centro-Oeste e ao norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Para esta segunda-feira (19/12), o sol deve aparecer em poucas áreas do país, como na região de Uruguaiana (RS), e de Salvador ao Ceará. O restante do Brasil fica sujeito à pancadas de chuva, com diferentes intensidades e períodos do dia. No estado de São Paulo, as regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e litoral paulista, devem ter o tempo fechado. Já nas outras áreas, o sol deve aparecer em poucas horas do dia, com prevalência de chuva.
Fortes chuvas devem atingir boa parte do Brasil
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem favorecido a criação de nuvens de chuva sobre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo que, somada à frente fria que avança pelo litoral do Sudeste, contribuirá para a instabilidade do tempo. A previsão do tempo alerta para temporais em todo o estado mineiro, inclusive a capital Belo Horizonte. Além disso, espera-se chuvas intensas com risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos para Juiz de Fora e áreas de divisa com o Espírito Santo, como em grande parte do Rio de Janeiro. No sul do país, o tempo segue fechado do litoral norte de Santa Catarina ao leste do Paraná, incluindo Curitiba. A previsão indica também tempestades na Serra Gaúcha ao norte paranaense.
Com relação ao Centro-Oeste brasileiro, a ZCAS continua influenciando na formação de chuvas na região. No Mato Grosso, por exemplo, o estado inteiro está sob alerta de tempestades, inclusive a capital Cuiabá. Ainda na região oeste e noroeste do Mato Grosso, espera-se chuvas de moderada a forte. Além disso, sobre o Mato Grosso do Sul, um sistema de baixa pressão deve colaborar para formação de tempestades, especialmente, pela tarde.
Em Goiás e Distrito Federal também estão em alerta para temporais. Na Bahia, o tempo segue firme de Salvador ao norte baiano. Em outras regiões do estado, há possibilidade de pancadas de chuva moderada à intensa. Em Ilhéus, a chuva deve ser passageira e no oeste baiano, possibilidade de temporais. Com relação ao Piauí e centro-sul do Maranhão, há previsão de chuva a qualquer hora do dia, com destaque para Carolina (MA), onde é esperada chuva intensa.
Nas cidades de Aracaju, Fortaleza e São Luís, espera-se rajadas moderadas de vento de até 50 km/h. No Norte brasileiro, a previsão indica pancadas de chuva, com trovoadas de forte intensidade em todas as áreas, incluindo as capitais Belém, Manaus e Porto Velho. Para o Tocantins, há alerta de temporais, também, na capital Palmas.