O cajá é uma fruta saborosa, que pode ser consumida in natura, em forma de suco, sorvete, licores, geleias, compotas ou usada como ingrediente em receitas culinárias de doces e sobremesas.
Além de auxiliar no fortalecimento da saúde, a fruta ainda pode ser plantada em casa. Confira as dicas.
Como plantar cajá
Em pomares domésticos, podendo ser cultivado em sítios, chácaras e quintais, ou em plantios mais extensos, cada cajazeira tem capacidade para gerar por safra cerca de 40 quilos do fruto, chegando a próximo de 6,2 toneladas de unidades por hectare em espaçamento de 8 por 8 metros.
Como a planta de cajá gosta de regiões quentes e úmidas, seu cultivo tem mais sucesso em locais onde há longo período chuvoso. A cajazeira, que chega a crescer, inclusive, em áreas de brejo, aprecia temperatura média de 25°C.
No caso de plantações, mudas que foram obtidas por meio da enxertia são as mais indicadas. Na cultura do cajá, as plantas enxertadas são as que apresentam retorno mais rápido para a frutificação, embora o desenvolvimento inicial ainda seja lento. Pode-se, também, fazer a propagação por meio de estacas do tipo lenhosa e com 1 metro de comprimento e de 4 a 8 centímetros de diâmetro.
O plantio deve ser realizado diretamente no campo e em solo arenoso ou argiloso, desde que seja profundo e em local com condições de irrigação até o pegamento. Além disso, ainda é recomendado que o espaçamento seja de 8 x 8 metros entre plantas para assegurar espaço suficiente para o crescimento da copa das árvores. Abra a cova com 50 x 50 x 50 centímetros e aplique uma adubação de 20 litros de esterco, preferencialmente no período das chuvas.
Cuidados com a plantação
Após a plantação, é necessário realizar irrigações frequentes, sobretudo se for fraca a incidência de chuva na região. Depois de concluir o plantio no local definitivo, regue a planta, pelo menos, duas vezes por semana. Problemas com doenças e pragas são raros nas cajazeiras, mas sempre é bom manter-se em observação.
Já a poda de condução, ou de formação, é indicada quando a planta atingir 1 metro de altura. O objetivo é conseguir uma cajazeira de porte menor e com tamanho que facilite a colheita dos frutos.
Após seguir todo o processo, só começam a surgir os primeiros frutos quatro anos após o plantio da cajazeira, e se a muda for proveniente da técnica de propagação de enxertia.
No entanto, a carga ganha volume a cada safra nos anos seguintes. No oitavo ano, a produção se estabiliza. Colha manualmente os cajás caídos ou quando ainda estiverem iniciando o amadurecimento, processo que se completará com o fruto fora do pé.