A ervilha é uma semente da ervilheira que é altamente nutritiva e rica em sais minerais. A leguminosa é originária da Europa e pode ser encontrada fresca ou até mesmo em conservas.
Ela trata-se de uma planta herbácea anual, tipo trepadeira ou prostrada, além de ser uma das mais delicadas que pode existir em um jardim de vegetais.
Veja como plantar ervilha
A ervilha é cultivada em regiões de clima temperado e nomeadamente nos países tropicais e em locais de maior amplitude. As melhores temperaturas para o cultivo das ervilhas situam-se entre os 13 e os 18 graus centígrados.
Para que elas se desenvolvam bem, é necessário que sejam cultivadas em um solo homogêneo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo deve ser de aproximadamente em torno dos 6,5 e o calcário misturado na terra com no mínimo 3 meses de antecedência da plantação.
Em casos de plantações diretamente na terra coloque as sementes no local de plantio e com uma distância de 8 centímetros uma das outras. Elas também devem ser colocadas a uma profundidade de 2 centímetros.
Também deve deixar espaço suficiente entre as fileiras de cultivo, sensivelmente 50 centímetros para que o momento da colheita seja mais fácil de ser executada.
Após o término do plantio, deve regar bem a plantação todos os dias, mas sem deixar o solo encharcado. Quando as plantas estiverem com 15 centímetros, realizar ao raleio, retira as plantas mais fracas deixando aproximadamente cinco plantas por espaço.
Benefícios da ervilha para a saúde
A ervilha possui inúmeros benefícios para a saúde com alto valor de proteínas, vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e A.
A ervilha é uma leguminosa que é capaz de prevenir a prisão ventre, regular o açúcar no sangue, favorecer a perda de peso e melhorar a saúde dos olhos.
Devido a sua alta composição de fibras, a ervilha contribui para o trânsito intestinal e evita a formação de hemorroidas e doenças como a síndrome do intestino irritável.
Por ser ricas em luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante, elas ajudam a manter a saúde visual porque são os principais componentes do pigmento da mácula na retina.
Além do mais, elas ainda favorecem o ganho de massa muscular porque são uma excelente fonte de proteína vegetal.