A romã é originária do Oriente Médio e possui inúmeras vitaminas como A e B, além de ferro e cálcio.
Uma das principais qualidades é que o plantio pode ser realizado em espaços externos como em casas e apartamentos.
Como plantar romã em casa
O recomendado é que o vaso deve ser grande com dimensões de 60 cm x 60 cm. O solo também deve ser bem drenado e argiloso, com adição de matéria orgânica a cada 30 dias.
Já em relação aos cuidados, a quantidade de regas varia conforme a estação do ano, sendo duas vezes por semana em períodos frios e com intervalos menores no verão.
Por sua vez, a exposição solar deve ser garantida para a plantação pelo menos por 5 horas diárias. A romãzeira ainda se adapta desde os climas tropicais e subtropicais aos temperados e mediterrânicos. Resiste às temperaturas baixas de inverno e é sensível às geadas tardias de primavera.
Outro benefício da romã é que ela possui propriedades terapêuticas como diurético, vermífugo e antisséptico. Tanto que é indicada nas inflamações de garganta e gengiva.
Além disso, as espécies de árvores como a romã são indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos.
Um exemplo disso, é que o reflorestamento corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Benefícios do Romã
O suco do romã é rico em polifenóis que melhoram a função da memória. Além disso, beber apenas 60 m de suco da fruta por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Além de melhorar o colesterol, o consumo da fruta ainda ajuda a proteger diversas doenças do coração.
Confira mais benéficos:
- Melhora a saúde óssea
- Auxilia na perda de peso
- Combate a acne
- Auxilia no crescimento saudável do cabelo