Se você está empenhado em decorar a sua casa a samambaia é uma ótima alternativa. Ela deixa o ambiente mais leve e acolhedor, e você ainda pode usufruir dos benefícios que a planta oferece.
O clima tropical é o preferido dessa planta, que é a cara do Brasil e se adapta muito bem a diferentes condições de clima e solo.
Como plantar samambaia
Para plantar samambaia em vaso com a muda, ou seja, a partir de outra planta já adulta, é necessário cortar o sistema radicular, responsável por ligar a planta e o solo. Ao fazer o corte, vão se formar dois brotos em cada parte. Depois, é só fazer a irrigação adequada e aguardar.
Outra forma de plantar samambaia é usar os esporos, pois eles ficam ao longo das folhas e são responsáveis pela reprodução desta espécie. Isso quer dizer que ela não produz sementes e flores.
Retire uma folha com esporos e coloque-a em um saco de papel. Os esporos vão secar e se soltar naturalmente da folha. Quando isso acontecer, recolha-os secos, plante-os em um vaso e faça a rega. Para haver umidade suficiente, coloque o vaso dentro de um saco transparente e vede-o.
Quando esses esporos se transformarem em mudas de 2,5 cm de comprimento, replante-a em um vaso maior. Já com 5 cm de comprimento, plante cada muda em um vaso separado.
As únicas exigências de como cuidar de samambaia é permitir que ela cresça em um ambiente úmido e sombreado.
Como cultivar corretamente
Garanta que a terra esteja enriquecida com adubo orgânico, preferencialmente com alto teor de cálcio. A farinha de osso e a casca de ovos são opções que vão contribuir para que a planta cresça com saúde.
Outro cuidado tão importante quanto adubar o solo é manter a umidade. Se você passa muito tempo fora de casa, o melhor a fazer é colocar um recipiente com água próximo da planta. Isso vai manter o ambiente úmido do jeito que ela gosta.
Além disso, faça a poda com frequência, arrancando as folhas secas e danificadas. Em caso de fungos nas folhas, opte pelos métodos mais naturais possíveis, com impacto menos nocivo para a planta e sua casa.