O gengibre é uma planta nativa do Sudeste Asiatico e é da família Zingiberaceae, da qual também fazem parte a cúrcuma e o cardamomo.
A planta é super fácil de plantar em casa e a melhor época para plantação é durante a estação de chuva, especialmente nos meses de setembro a novembro.
Veja como plantar gengibre
Embora o gengibre seja originário de clima tropical e subtropical, existem variedades que podem se adaptar a temperaturas mais baixas em regiões mais frias.
Para o plantio é necessário que o solo seja mais adequado com uma combinação de argila e areia. Além disso, o solo deve ser fértil, com pH entre 5,5 e 6,0, e tenha boa capacidade de drenagem.
A planta demanda uma quantidade considerável de água para o crescimento saudável, sendo importante evitar o excesso de umidade.
Antes de plantar, sulcos de plantio devem ser preparados com aproximadamente 15 centímetros de profundidade no solo e caso seja cultivadas em vaso, devem ser semeados em até 3 centímetros de profundidade em recipientes de no mínimo 30cm.
O gengibre é propagado por gomos, que são pedaços de rizoma contendo um a dois brotos, com isso, após um mês de desenvolvimento, as mudas estão prontas para o transplante para o local definitivo.
O período de colheita do gengibre varia de sete a dez meses, ocorrendo entre junho e agosto. Já o amarelecimento das folhas indica que o rizoma está maduro e pode ser extraído manualmente do solo.
Benefícios do gengibre
O gengibre é uma raiz comestível que pode trazer vários benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer, tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta e problemas de circulação sanguínea.
Esses benefícios ocorrem devido ao gengibre ser uma planta medicinal com propriedades termogênicas, antiespasmódicas, antioxidantes, analgésicas, anticoagulantes, vasodilatadoras, expectorantes, digestivas, anti-inflamatórias, antieméticas e antipiréticas.
Veja os demais benefícios:
- Evita as diabetes
- Alivia a dor muscular
- Alivia a cólica menstrual
- Melhora a imunidade