Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Goianos trocam agitação da cidade pelo sossego das chácaras no fim de semana

Empresários e trabalhadores pegam a estrada às sextas-feiras para municípios do entorno de Goiânia, em busca de tranquilidade e relaxamento em propriedades na zona rural.

Por Janaina Honorato
Publicado em 12/04/2024 às 20:56
Atualizado em 12/04/2024 às 21:50
Empresários e trabalhadores pegam a estrada para a vida sossegada das chácaras.

Empresários e trabalhadores pegam a estrada para a vida sossegada das chácaras. Foto: Arquivo Pessoal

Share on FacebookShare on Twitter

“Ali no trabalho, durante a semana, fico muito feliz quando vai chegando a sexta-feira e vou retornar para o meu cantinho de sossego e paz na roça”, afirma Valmor, empresário na cidade e dono de chácara na zona rural em Goiás.

É o sentimento que milhares de goianos compartilham, pegando a estrada às sextas-feiras e deixando a vida agitada da cidade durante a semana, para se refugiarem em chácaras, sítios e ranchos aos sábados, domingos e feriados, no entorno dos grandes centros urbanos.

Chácaras como refúgio e sossego no fim de semana

Tranquilidade, conexão com a natureza e lazer é o que muitos empresários e trabalhadores procuram e por isso, têm um ‘pedacinho de terra’ para chamar de seu e fugir, do trânsito, dos boletos e da vida corrida. É um estilo de vida muito comum de quem tem o campo correndo nas veias mesmo morando na cidade. E em Goiás, é comum ouvir que todo mundo tem um ‘pezinho na roça’.

LEIA TAMBÉM

Julho marca início do plantio de culturas adaptadas ao clima frio

Julho marca início do plantio de culturas adaptadas ao clima frio

Painel Mais de 30 bairros de Goiânia podem ficar sem água nesta semana (Cidades) Começa o período oficial de inscrições para o Enem 2025 (Educação) Junho marca período ideal para cultivo de hortaliças adaptadas ao frio (Dicas) AquiShow Brasil, Oeste Rural Show e Expoara: feiras movimentam a última semana de maio (Agricultura)

Junho marca período ideal para cultivo de hortaliças adaptadas ao frio

O que atrai no campo é a simplicidade e a calmaria: comida caseira no fogão à lenha, sentar ao redor da mesa para bater uma prosa, se esquentar à beira de uma fogueira, andar no mato, banhar de rio, lidar com os animais, cultivar alimentos, pescar e viver momentos em família.

Valmor na chácara cuidando do cultivo de verduras e da lida com os animais.
Valmor na chácara cuidando do cultivo de verduras e da lida com os animais. Foto: Arquivo Pessoal

Empresário une trabalho na cidade com a paz do campo para viver melhor

Valmor Pauletti, empresário que atua em Goiânia-GO no ramo de utilidades domésticas e construção civil há quase 25 anos, é um exemplo de quem combina a vida agitada da cidade durante a semana, com momentos de sossego e conexão com o campo em fins de semana e feriados.

Com a vida movimentada dos negócios, em 2013, ele e a esposa, Rosana Pauletti, decidiram comprar uma chácara no município de Varjão, a 90 km da capital de Goiás.

Na propriedade Água Limpa, quase todo fim de semana, a família troca a vida do dia a dia de Goiânia pela quietude da chácara. Graças aos dias no campo, a natureza e a simplicidade da roça, segundo Valmor, ele consegue retornar e trabalhar no que gosta na cidade.

“No decorrer da semana, na cidade é muito difícil, é trânsito, é a vida corrida. Optamos pela chácara e graças a Deus a gente consegue achar uma válvula de escape. Lá a gente cultiva verduras, gosto de ficar no meio do gado, pescar nas represas. Enfim, distrair a cabeça e voltar com a mente mais arejada para na segunda-feira enfrentar a vida corrida de novo”, afirma Valmor.

E a sensação dos proprietários de chácaras, sítios e ranchos é o mesmo: desligar dos problemas na cidade e viver dias calmos e de relaxamento.

“Quando eu estou na roça, parece que eu esqueço que tenho comércio, que moro na cidade grande, que tenho boleto pra pagar, funcionário pra lidar. É um espírito de paz, de alegria, só escutando o canto dos passarinhos pela manhã e isso faz com que eu me sinta mais vivo. Traz uma sensação de renovo e tranquilidade, que chega domingo e eu não quero sair da roça”, reflete Pauletti.

Família Pauletti se refugia na chácara no município de Varjão-GO aos fins de semana.
Família Pauletti se refugia na chácara no município de Varjão-GO aos fins de semana. Foto: Arquivo Pessoal

Vontade de viver no campo vira música

A dupla sertaneja Ikaro e Rodrigo, que mora em Goiânia, compartilham do mesmo sentimento com os empresários, trabalhadores e donos de chácaras. Eles foram entrevistados no Podcast Agro2, onde cantaram a composição deles chamada Caseiro, que foi gravada pela dupla Zé Neto e Cristiano, refletindo a vida de quem deseja viver para sempre no campo, mesmo ainda morando e trabalhando na cidade:

“Morar num pedacinho de terra, vivendo o contrário da guerra, acordando todo dia sem ouvir buzinas na janela. Plantar e colher, pescar e comer, só o suficiente pra viver, uns bichos espalhados e um amor do lado, esperando a família crescer. Eu trabalhei e tenho tudo isso, mas estou preso na cidade entre os prédios e os compromissos.
“Por que que a gente vende nossa paz por correria, porque a gente não troca o celular pelo céu que brilha. Mal tenho tempo pra dar um descanso, pra curtir meu rancho, por isso eu pago alguém, pra cuidar bem e continuo trabalhando pra um dia ter a vida que o caseiro tem”.

Veja o episódio completo com a palhinha da canção no link:

YouTube video
  • Feiras do agronegócio 2024: Veja o calendário de eventos e feiras no Brasil
Tags: chácarasfim de semanagoianosgoiáslazerranchosrefúgiosítiossossego

Notícias relacionadas

Semana Santa orientações importantes para a compra de pescado e garantia de qualidade

Semana Santa: orientações importantes para a compra de pescado e garantia de qualidade

Com a aproximação da Semana Santa, que ocorrerá de 13 a 20 de abril, é possível notar um aumento na...

Guia de plantio frutas e hortaliças para cultivar no mês de março

Guia de plantio: frutas e hortaliças para cultivar no mês de março

Para que frutas e hortaliças se desenvolvam de forma saudável, é fundamental observar o período adequado para o plantio de...

Veja como realizar o cadastro de estabelecimentos de aquicultura em Goiás

Veja como realizar o cadastro de estabelecimentos de aquicultura em Goiás

A Agrodefesa, Agência Goiana de Defesa Agropecuária, alerta sobre a importância do registro de estabelecimentos de aquicultura em Goiás. O...

Confira o que plantar em fevereiro e os benefícios de cada hortaliça

Confira o que plantar no mês de fevereiro e os benefícios de cada hortaliça

Com condições climáticas semelhantes de janeiro, o mês de fevereiro também é considerado uma época ideal para iniciar o plantio...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.