A chegada das festas de final de ano traz consigo a tradição da queima de fogos, que, embora encantem muitas pessoas, podem representar um desafio para o bem-estar dos pets.
Os animais de estimação, especialmente cachorros, são sensíveis a sons intensos e o barulho dos fogos de artifício podem causar estresse e ansiedade.
Por isso, os cuidados precisam ser redobrados e algumas medidas básicas podem ser tomadas para amenizar a situação. Confira!
- Onda de calor: Saiba como cuidar do seu pet durante as altas temperaturas
Cuidados com pets durante a queima de fogos
1. Ambiente seguro
Certifique-se de que seu animal de estimação tenha um lugar seguro e confortável dentro de casa durante a queima de fogos. Crie um espaço acolhedor com cobertores, brinquedos familiares e, se possível, mantenha as cortinas fechadas para minimizar a exposição visual aos fogos de artifício.
2. Acompanhamento constante
Durante a queima de fogos de artifício, fique por perto para oferecer conforto ao seu animal de estimação. Sente-se ao lado deles, acaricie-os e fale em tom suave para tranquilizá-los. Sua presença será reconfortante e ajudará a diminuir a ansiedade.
3. Exercício prévio
Antes do início dos fogos de artifício, proporcione uma boa dose de exercício ao seu pet. Um passeio energético ou uma sessão de brincadeiras ajudará a liberar energia acumulada, tornando seu animal de estimação mais relaxado.
4. Sons ambientes
Crie uma atmosfera sonora agradável para abafar o som dos fogos. Coloque música suave ou ligue a TV para fornecer um ruído de fundo que ajude a mascarar os estouros dos fogos de artifício.
De acordo com a veterinária comportamental e adestradora Marcela Barbieri, o tutor ainda pode considerar outros meios para amenizar o impacto aos animais.
“O tutor pode usar vídeos associando essa experiência com algo agradável para o cachorro, como petiscos em brinquedos. Esse treino aos poucos vai ajudar quando o momento dos rojões lá nas festas de final de ano chegar, sem que o pet se surpreenda por nunca ter ouvido aquele barulho antes. Pode ser utilizado ruído branco, músicas que acalmem e novamente o brinquedo recheado com petiscos para diminuir esse incômodo nos pets. Mas é importante que tudo seja oferecido antes do pico de stress”, reforça.
- Banho em cachorro: Veja a frequência ideal para manter seu pet sempre limpinho
5. Consulta ao veterinário
Se seu pet tem um histórico de extrema ansiedade durante eventos barulhentos, converse com seu veterinário. Eles podem fornecer orientações específicas, como o uso de produtos calmantes ou medicamentos adequados para ajudar a acalmar seu animal de estimação.