A fruticultura é uma das principais vertentes da agricultura e possui grande mercado interno e de exportação. Para que a fruta chegue na mesa do consumidor com sabor, qualidade e preço bom, diversos fatores são observado indo desde o processo de plantio, desenvolvimento do pomar, cuidados com o cultivo, colheita, armazenamento, época de plantio, valor de mercado, entre outros.
Entretanto, seja na feira ou no supermercado, muitas pessoas não sabem, ou tem dúvidas, sobre como escolher as melhores frutas das gôndolas e bancas. De acordo com nutricionistas, a dica principal é dar preferência para as frutas da estação, pois a safra da época é sempre a melhor e a que apresenta uma quantidade maior de nutrientes.
Como escolher as melhores frutas na feira e no supermercado
Abacate – Dê preferência para as unidades que apresentam a casca mais lisa, fina e verde. Aperte-os levemente a fim de verificar se estão com a polpa firme.
Abacaxi – O primeiro indício se a fruta está boa é o cheiro. Este deve ser agradável e adocicado. Outra dica é pressionar a unidade com os dedos e, caso esteja muito dura, é sinal de que está verde. Procure adquirir peças que estejam com a casca dourada e puxe uma folha da coroa, se sair facilmente é sinal de que está maduro.
Banana – O ideal é que no momento da compra, a penca não esteja verde e nem totalmente madura. A parte amarela da casca deve ser predominante em relação a preta.
Maçã – Evite exemplares que apresentem machucados na casca, pois pode haver o desenvolvimento de microorganismos. No caso das maçãs, quanto mais vermelha, mais doce.
Pêra – Quando a casca está macia e cede ao toque, significa que a fruta está doce e saborosa. Outra forma de saber se a pêra está madura é arrancando o cabinho, caso saia fácil quer dizer que está no ponto para ser consumida no dia.
Laranja – Dê preferência para as mais pesadas, pois são as que possuem mais sumo. A unidade não deve apresentar um lado mais mole que o outro. Quanto mais alaranjada a casca, mais doce. No caso das laranjas de casca amarelo-forte, mas manchas amarronzadas indicam que a fruta está doce e com mais caldo.
Mamão – A fruta deve estar macia e sem pontos de bolores na casca.
Manga – É preciso que a casca esteja macia ao toque, mas não a ponto de romper quando pressionada.
Melão – Por apresentar uma casca dura, é uma das frutas mais difíceis de escolher. O primeiro ponto que se deve prestar atenção é se a fruta está em condições perfeitas, firme, amarelada, sem partes moles ou machucados. Ao aperte o lado oposto ao caule, este deve ceder um pouco. Outra dica é sacudir o melão, se as sementes estiverem soltas, está pronto para o consumo.
Para evitar desperdícios, deve-se controlar o grau de maturação das frutas, em especial nos períodos mais quentes, como o verão. Frutas muito maduras devem ficar sob refrigeração e serem consumidas a curto prazo. Já as mais verdes podem ser deixadas em temperatura ambiente até que estejam maduras.