A mandioca é conhecida por diferentes nomes em várias regiões, seja ela macaxeira, aipim, maniva, uaipi e castelinha, sendo ela considerada fácil de ser plantada por se adaptar a diferentes climas.
O aconselhado é que deve ser evitado a mistura de cultivares na hora de plantar mandioca, caso seja necessário, fazer o plantio em quadras separadas.
Veja como plantar mandioca
A plantação deve ser iniciada durante a estação chuvosa, momento em que a umidade e a temperatura tornam-se elementos essenciais para a brotação e o enraizamento.
Em covas de aproximadamente 25 centímetros de largura e de 5 a 10 centímetros de profundidade, plante as ramas com 20 centímetros de comprimento. A raiz precisa de solos profundos e soltos, preferencialmente os arenosos e de textura média.
A poda é recomendada nos períodos frios, a uma altura de 15 a 20 centímetros da superfície do solo e em plantas com 10 a 12 meses, mas deve ser realizada somente quando for coletado material para a realização de novos plantios.
A mandioca demora cerca de oito meses até poder ser colhida e para isso, as raízes têm que ter mais de 3 centímetros de diâmetro. Portanto, na maioria dos casos, é bem possível que esse trabalho só tenha início no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Motivos para incluir a mandioca nas refeições
A mandioca é um vegetal que é um tubérculo similar às batatas e é consumida em várias dietas. Ela é rica em nutrientes, carboidratos e vitamina C.
Suas olhas também são comestíveis e podem conter até 25% de proteína. Além disso, ela ainda é uma fonte de amido resistente, na qual ajuda a nutrir bactérias benéficas do intestino ajudando com a saúde intestinal.
Embora a mandioca traga múltiplos benefícios, é essencial que devem consumi-la de maneira adequada, pois ela contém compostos tóxicos que devem ser removidos por meio de cozimento ou fermentação.
Confira os demais benefícios do alimento para a saúde:
- Promove a saúde da pele
- Melhora a digestão
- Fortalece o sistema imunológico
- Auxilia na perda de peso
- Melhora a disposição