O BNDES anunciou nesta terça-feira (26), durante a abertura do Semiárido Show em Petrolina (PE), um programa que vai destinar até R$ 60 milhões para apoiar cooperativas da agricultura familiar na produção de bioinsumos.
Os recursos, provenientes do Fundo Socioambiental do banco, têm caráter não reembolsável e contam com colaboração técnica da Embrapa.
Cooperativas da agricultura familiar

Com abrangência nacional e foco nas regiões Norte e Nordeste, a iniciativa vai incentivar a produção e multiplicação de bioinsumos em unidades industriais e semi-industriais.
Com base no BDES, o objetivo é permitir a transição para práticas agrícolas mais sustentáveis, integrando bioprodutos aos sistemas de produção e fortalecendo a autonomia da agricultura familiar.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o programa contribui para ampliar a produção de alimentos saudáveis e fortalecer a renda das cooperativas, ao reduzir custos e aumentar a produtividade.
Bioinsumos são produtos de origem biológica, como microrganismos, extratos vegetais, enzimas ou predadores naturais de pragas, que favorecem o desenvolvimento de sistemas agrícolas, florestais, aquícolas e animais.
O programa vai apoiar categorias como inoculantes e bioestimulantes de microrganismos, controle biológico de pragas, insetos para controle de pragas e diferentes tipos de biofertilizantes.
- Agricultura: PAA Quilombola divulga resultado preliminar com mais de 130 propostas aprovadas em Goiás
Importância dos bioinsumos

Os bioinsumos são fundamentais para tornar a agricultura mais sustentável, pois utilizam produtos de origem biológica, como microrganismos, extratos vegetais e predadores naturais de pragas, para estimular o crescimento das plantas, controlar pragas e enriquecer o solo.
Seu uso reduz a dependência de químicos sintéticos, preserva a biodiversidade e contribui para a produção de alimentos mais saudáveis. Além disso, fortalecem a autonomia de pequenos produtores, permitindo práticas agrícolas adaptadas a diferentes condições e promovendo sistemas integrados que equilibram produtividade e cuidado ambiental.