Nesta quinta-feira (24/3) o mercado da soja na Bolsa de Chicago amanheceu em lucratividade. Após três dias de consecutivas altas, os futuros do grão estão entre 9,25 e 10,75 pontos, com projeções de US$ 17,09 para o mês de maio e US$ 16,89 para julho, por bushel.
É importante salientar que o mercado esta passando por um momento de correções e ajustes, devolvendo parte dos ganhos expressivos dos últimos dias. Mesmo com o atual momento, os patamares elevados tem se mantido, o que gera uma preocupação em relação a oferta e demanda do produto.
A principal preocupação é com o fato de que a oferta esta apertada e a demanda se mostra mais forte nos EUA, depois da quebra da soja na América do Sul. Nesta quinta-feira os novos números de vendas semanais, para as exportações norte-americanas, serão divulgados pelo (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O óleo e o farelo de soja, na CBOT, também apresentam lucros futuros, tendo em vista que subiram expressivamente nas últimas sessões da bolsa, assim como o milho e o trigo.
Mesmo com a guerra ainda acontecendo, a expectativa para a safra de 2022/23, dos Estados Unidos, e a forma como o dólar tem se comportado frente ao real, são fatores que permanece sob o radar de análise dos traders.