Nesta segunda-feira (24), membros do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniram com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, que teve como foco fortalecer as parcerias comerciais e explorar novas oportunidades para o setor agropecuário brasileiro.
A Japan Meat Trade Association, que representa os importadores japoneses de proteínas, esteve presente na reunião, realizada na sede do Banco do Brasil no Japão.
A reunião também contou com a presença de representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e de diversos associados. O principal objetivo foi discutir a colaboração comercial entre os dois países, com ênfase nas condições necessárias para a possível entrada da carne bovina brasileira no mercado japonês.
Parcerias comerciais

O ministro Fávaro destacou que a viagem trouxe avanços significativos para a abertura do mercado japonês à carne bovina do Brasil.
“Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, já temos avanços previstos a partir desta viagem. Esperamos que as autoridades japonesas anunciem a visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer nosso sistema produtivo, incluindo frigoríficos e medidas sanitárias. Além disso, estamos prestes a receber, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o certificado que reconhece todo o território brasileiro como livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão. Esse reconhecimento deve ocorrer em maio e, com a visita dos especialistas japoneses, estaremos dando um passo decisivo para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
O secretário Luis Rua ressaltou que a reunião foi um passo importante para consolidar o Brasil como um fornecedor global de proteínas.
Além disso, o encontro também abordou a possível certificação da OMSA sobre a liberdade do Brasil da febre aftosa sem vacinação.
Na terça-feira (25), o ministro Fávaro, acompanhado pela comitiva do Mapa, se reunirá com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Etō, para discutir os avanços nas questões sanitárias e técnicas, além do agendamento da visita dos técnicos japoneses ao Brasil para avaliar as condições do sistema sanitário brasileiro.
130 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-Japão

O ano de 2025 marca o 130º aniversário do início das relações diplomáticas entre os dois países, que tiveram início com o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, assinado em 1895.
Esse tratado abriu caminho para o estabelecimento de representações diplomáticas em 1897 e também para a imigração japonesa ao Brasil, que começou em 1908, estabelecendo uma forte conexão histórica e cultural entre as duas nações.
Durante a visita, serão realizados encontros com empresários de diversos setores, como alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia, além da assinatura de acordos nas áreas de ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca e recuperação de pastagens, ampliando ainda mais a cooperação bilateral.