O agronegócio brasileiro atingiu um novo marco ao alcançar a abertura de 400 mercados internacionais, permitindo agora a exportação de carne bovina com osso e miúdos para as Filipinas, país estratégico que em 2024 comprou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários do Brasil.
Entre 2019 e 2022, foram abertos 241 mercados para produtos do setor. Nos últimos 2,5 anos, o país adicionou 159 novos acessos, consolidando-se como fornecedor global confiável de alimentos, fibras e energia, com garantias de sanidade e sustentabilidade.
Desde 2023, o Brasil também ampliou o acesso de seus produtos em cerca de 200 mercados já existentes.
Abertura de mercados

Para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, cada novo mercado é mais que uma oportunidade de negócio: “É a comprovação da qualidade, do compromisso e da dedicação do produtor brasileiro. Essas conquistas criam novas oportunidades e reforçam nossa posição como parceiro confiável no comércio internacional.”
O resultado reflete a ação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da ApexBrasil e do setor privado.
Entre as aberturas recentes, destacam-se tanto produtos tradicionais quanto nichos emergentes: sorgo e gergelim para a China, farinha de aves para a Indonésia, carne bovina para Vietnã e México, carne suína para México e República Dominicana, algodão para o Egito e abacate Hass para o Japão.

Ao todo, mais de 80 mercados foram abertos para proteínas animais, 30 para reciclagem animal e 20 para frutas.
No primeiro semestre de 2025, as exportações do agronegócio somaram US$ 82,8 bilhões, mantendo os níveis do ano anterior. Os produtos menos tradicionais já apresentam crescimento de 21% neste período, resultado da diversificação de destinos e itens da pauta exportadora.