O Brasil recebeu nesta quinta-feira (4) o reconhecimento oficial da União Europeia (UE) como país livre de gripe aviária.
O anúncio foi feito pelo comissário de Saúde e Bem-Estar Animal do bloco, Olivér Várhelyi, durante videoconferência com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
Brasil livre de gripe aviária

Com a decisão, a União Europeia iniciará um processo para suspender, de forma gradual, as restrições aplicadas às exportações de carne de frango após a detecção de um foco de influenza aviária em granja comercial brasileira, em maio deste ano.
O reconhecimento levou em conta informações adicionais fornecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de auditoria realizada em 2024 pela Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da UE, que avaliou como adequado o sistema sanitário brasileiro.
Na reunião, Fávaro defendeu que o próximo passo seja a retomada do pre-listing, mecanismo que dispensa auditorias extras para habilitar empresas exportadoras e a retirada do chamado “controle reforçado”, que impõe inspeções mais rígidas aos produtos agropecuários brasileiros.

Várhelyi afirmou que o tema será votado pelos Estados-membros nas próximas semanas e disse confiar em uma aprovação favorável.
Também esteve em pauta a situação do setor pesqueiro. O ministro André de Paula solicitou o envio de uma auditoria europeia a frigoríficos de pescado no Brasil, medida considerada essencial para a reabertura do mercado europeu às exportações de peixe.