Goiás é o estado que mais gerou empregos de carteira assinada no agronegócio na região Centro-Oeste em fevereiro de 2023, seguindo bom desempenho de janeiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que apontam saldo positivo de 2.107 vagas, com 7.191 admissões e 5.084 desligamentos. O estado goiano alcançou também a terceira posição no ranking nacional.
Os segmentos de “atividades de apoio à agricultura e à pecuária” e “produção de lavouras temporárias” representaram a maior quantidade de vagas criadas no agro goiano em fevereiro. Cultivos de soja, cana-de-açúcar, alho, milho e batata-inglesa foram os maiores empregadores.
- Mercado de trabalho: Número de profissionais que atuam no setor do agronegócio é o maior em 8 anos

Os municípios que se destacaram foram: Cristalina, Vicentinópolis, Rio Verde, Mineiros, Cabeceiras, Jataí, Chapadão do Céu, Água Fria de Goiás, Niquelândia e Luziânia.
“É um resultado que reflete o peso do agronegócio goiano no cenário nacional. E não podemos nos esquecer do lado social: mais pessoas empregadas no agro significam mais famílias obtendo renda a partir de seu trabalho, vivendo melhor e movimentando a economia dos municípios. Todos ganham”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.
Empregos e o agronegócio em Goiás

Goiás está em plena safra de grãos 2022/2023, que são lavouras temporárias que demandam trabalhadores durante o período de plantio, manejo e colheita. Além disso, culturas como horticultura, fruticultura e criação de animais, que rodam praticamente o ano todo, também precisam de mão de obra humana, o que impulsiona a geração de empregos no agronegócio no estado.
Para se ter uma ideia da importância do setor agropecuário goiano, segundo o Boletim Agro em Dados, divulgado pela Seapa em março, Goiás é o quarto maior produtor de soja do Brasil, terceiro lugar na produção de milho e 6º em algodão. Além de ser o maior produtor de tomate industrial, girassol e sorgo.
Em valor de produção, Goiás é o terceiro maior de carne bovina e o sexto maior na cadeia leiteira, oitavo lugar na criação de suínos e sétimo de frangos.
-
Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023