Desde o início do ano mais de 3 mil consumidores migraram para o mercado livre de energia e já notificaram o encerramento dos contratos com distribuidoras de energia elétrica.
Janeiro foi o primeiro mês de vigência da abertura desse modelo para consumidores do grupo A, de média e alta tensão, no qual essa opção já está disponível para as grandes indústrias.
Veja como funciona o mercado livre de energia
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A mudança é capaz de baratear as contas de energia dessas empresas em torno de 20%. Conforme o conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Marcelo Loureiro, que integra geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores de energia elétrica no país, alega que o potencial de novos negócios que podem se beneficiar do mercado livre de energia é enorme.
“Mais de 12 mil pequenas empresas e médias empresas já demonstraram interesse de ingressar no ambiente livre para todos os meses de 2024. Estimamos que, ao todo, teremos algo entre 20 e 24 mil empresas aderindo. Para ter noção do que representa tal volume, atualmente temos 38 mil unidades consumidoras que já estão no segmento livre. Isso significa que a quantidade de aderentes possa aumentar esse número até 50% só neste ano”, disse.
Conforme a portaria do Ministério de Minas e Energia, os consumidores deverão escolher um comercializador varejista habilitado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Ao todo, mais de 100 agentes varejistas já estão habilitados.
Com base nas regras, os consumidores que ingressaram no mercado livre de energia continuarão vinculados às distribuidoras, que é quem dispõe da rede por onde a energia passa, mas podem escolher o fornecedor, assim como tempo de contrato, preço, tipo de energia, optando assim por fontes de energias renováveis.
Benefícios do mercado livre de energia
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Dante Beneveni, Ceo da Urca Trading, empresa do Grupo Urca Energia na qual é uma das empresas comercializadoras habilitadas para atuar no mercado livre de energia, aponta que a redução de custos pode chegar a três faturas no ano.
“Poder de escolha, possibilidade de ter mais opções de fornecedor de energia e, produto não ficar restrito aquela distribuidora onde está conectado. E produtos, com a possibilidade de diversificação, seja faltando só em energia, produtos com desconto garantido ou com preço fixo podendo escolher entre custo e benefícios, com a popularização da energia do mercado livre, iniciando com o atacarejo e depois indo para o varejo de fato. Assim como aconteceu lá fora, a tendência é que esse produto de energia venha para o mercado com novos produtos”, destacou.
Sendo assim, a medida deve beneficiar indústrias e serviços de pequeno e médio porte, sendo supermercados, padarias, redes de postos de combustíveis e outros negócios que estejam no grupo A de consumo.