Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Amazônia registra temperatura 1,5°C acima da média e acende alerta climático

Novo levantamento do MapBiomas mostra que o bioma perdeu 52 milhões de hectares desde 1985 e enfrenta aumento de temperatura acima do limite climático global.

Por Arieny Alves
Publicado em 05/11/2025 às 14:46
Amazônia registra temperatura 1,5°C acima da média e acende alerta climático

Foto: Getty Images/MapBiomas

Share on FacebookShare on Twitter

A temperatura média na Amazônia Brasileira em 2024 ficou 1,5°C acima da média histórica, ultrapassando o limite ideal estabelecido pelo Acordo de Paris.

O dado integra o levantamento inédito do MapBiomas Atmosfera, plataforma lançada nesta terça-feira (5), às vésperas da COP30. O estudo mostra que o fenômeno não se restringe à Amazônia, em biomas como o Pantanal, o aumento foi ainda mais expressivo, chegando a 1,8°C acima da média.

LEIA TAMBÉM

Pesquisadores criam método que valoriza espécies nativas de uso na recuperação do Cerrado

Pesquisadores criam método que valoriza espécies nativas de uso na recuperação do Cerrado

Fenômeno da superlua volta a iluminar o céu nas próximas semanas no país

Fenômeno da superlua volta a iluminar o céu nas próximas semanas no país

Temperatura média na Amazônia Brasileira

Amazônia
Foto: Envato

Segundo o coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, a elevação da temperatura está diretamente relacionada ao desmatamento. A Amazônia perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a 13% da área original, desde 1985. No mesmo período, a temperatura média do bioma subiu 1,2°C.

Um estudo publicado na Nature Geoscience, baseado em dados da plataforma, aponta que o desmatamento responde por 74% da redução das chuvas e 16% do aumento da temperatura na Amazônia durante o período seco.

Entre 1985 e 2024, a temperatura do ar aumentou em média 0,29°C por década no Brasil. O aquecimento, no entanto, ocorre em ritmos distintos entre os biomas.

O Pantanal e o Cerrado lideram as maiores taxas, com 0,47°C e 0,31°C por década, respectivamente. A Amazônia segue a média nacional, enquanto Caatinga, Mata Atlântica e Pampa registram avanços mais moderados, variando entre 0,14°C e 0,25°C por década.

Desde 2014, as temperaturas no país têm permanecido acima da média do período analisado. Em 2024, o Brasil registrou a maior anomalia dos últimos 40 anos, com média 1,2°C superior à histórica.

No Pantanal, o calor recorde coincidiu com uma seca extrema, a precipitação na Bacia do Alto Paraguai ficou 314 mm abaixo da média, e houve 205 dias sem chuva. Em escala nacional, todos os estados apresentaram temperaturas de 0,3°C a 2°C acima da média.

Aquecimento em estados do interior

Amazônia
Foto: Envato

O levantamento também mostra que o aquecimento é mais intenso em estados do interior, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí, onde o aumento chega a 0,40°C por década. Já nas regiões costeiras, o avanço é mais lento, variando entre 0,10°C e 0,12°C por década. Na região metropolitana de São Paulo, a taxa é de 0,19°C por década.

O cenário mais seco tem favorecido a propagação de incêndios. Em 2024, o volume de chuvas na Amazônia ficou 20% abaixo da média, enquanto a temperatura subiu 1,5°C. A área queimada alcançou 15,6 milhões de hectares, e a concentração de partículas finas (MP2,5) atingiu 24,8 µg/m³ no ano. No auge da estação do fogo, em setembro, esse índice chegou a 43 µg/m³,  quase o triplo do observado durante o período chuvoso.

A análise também mostra contrastes regionais. Em 2024, a região Norte registrou forte déficit de precipitação, com destaque para Rondônia, onde choveu 36% menos que a média histórica.

No Nordeste, estados como Sergipe, Pernambuco e Alagoas tiveram até 272 dias sem chuva. Já o Sul apresentou comportamento oposto: o Rio Grande do Sul recebeu 19% mais chuva que o esperado, com eventos extremos em maio, quando o volume chegou a ser 150% superior à média.

Enquanto as temperaturas mostram tendência contínua de alta, o regime de chuvas tem se alternado entre períodos secos e úmidos ao longo das últimas quatro décadas. Em 2009, o país registrou chuvas 14% acima da média, mas 2023 foi o ano mais seco do período, com déficit de 18%.

Tags: amazôniaMapBiomasMapBiomas Atmosferatemperatura média

Notícias relacionadas

Semana será marcada por fortes chuvas no Centro-Oeste e Sudeste e tempo seco no Nordeste

Semana será marcada por fortes chuvas no Centro-Oeste e Sudeste e tempo seco no Nordeste

A semana será marcada por fortes chuvas entre as regiões do país. Enquanto boa parte do Norte, Centro-Oeste e Sudeste...

Emissões de gases do Brasil caem 16,7% com redução do desmatamento em 2024

Emissões de gases do Brasil caem 16,7% com redução do desmatamento em 2024

As emissões de gases de efeito estufa no Brasil recuaram de forma expressiva em 2024, com redução de 16,7% em...

Foto: Divulgação/Semad

Desmatamento em Goiás atinge menor nível da história, aponta Inpe

O desmatamento em Goiás alcançou o menor patamar desde o início do monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais...

Nos municípios que integram o programa União com Municípios (UcM), considerados prioritários pelo MMA, o desmatamento caiu 65,5% no período.

Taxa de desmatamento na Amazônia recua 11% e atinge terceira menor marca histórica

O desmatamento na Amazônia entre agosto de 2024 e julho de 2025 somou 5.796 km², segundo dados do sistema Prodes,...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.