Na região oeste do Pará, a Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, que abrange cerca de cinco mil hectares no município de Juruti, está recebendo um projeto voltado ao turismo sustentável.
A iniciativa, além de criar uma trilha ecológica, visa fomentar o turismo de base comunitária, contribuindo para a geração de renda de forma responsável e alinhada à preservação ambiental.
Turismo sustentável

Desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em colaboração com a Prefeitura de Juruti, o projeto intitulado “Promoção do Uso Público da APA Jará” também contempla ações educativas voltadas para o meio ambiente, bem como a oferta de um curso de comunicação voltado a jovens da região, com o objetivo de ampliar a divulgação das atividades e da importância da APA nas redes sociais.
Segundo Jeferson Figueira, pesquisador do Imazon, áreas protegidas como a APA Jará desempenham um papel fundamental na disseminação da educação ambiental.
“A unidade também exerce funções ecológicas essenciais, como a captura de carbono, e abriga uma vasta biodiversidade. Além disso, representa uma oportunidade de lazer e qualidade de vida para a população local”, explicou.

Durante uma reunião do conselho gestor da APA, realizada no fim de março, os pesquisadores Jeferson Figueira e Jarine Reis apresentaram o projeto oficialmente.
Na ocasião, foi definido um cronograma com as etapas das ações a serem implementadas, como a mobilização das comunidades sobre os benefícios do turismo comunitário, a construção da trilha ecológica, a capacitação dos guias locais e o início do curso de comunicação ambiental.
Com informações da Agência Brasil