O Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo – três países detentores das maiores florestas tropicais do mundo- firmaram uma aliança para preservar o bioma. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14/11), pelo Ministério das Relações Exteriores, conhecido também como Itamaraty.
A formação da aliança já havia sido anunciada no último dia 7 de novembro, durante a COP27, no Egito. A iniciativa é resultado de tratativas iniciadas ainda durante a COP26, na Escócia, que continuou na reunião de ministros do Meio Ambiente do G20, em agosto, e foram aprofundadas durante a pré-COP, em Kinshasa, em outubro.
Segundo o secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Marcus Henrique Paranaguá, o acordo é resultado de muito trabalho.
“Estamos muito felizes em anunciar esse acordo no qual temos trabalhado duro desde o ano passado. Os ministros dos três países reconhecem a importância de cuidar das maiores florestas tropicais do mundo”, disse.
Aliança para preservar florestas tropicais
O objetivo da aliança é a valorização da biodiversidade dos três países, promovendo, ainda, o pagamento justo pelos serviços ecossistêmicos, especialmente por meio de créditos de carbono de florestas nativas.
Além disso, a coalizão está sinalizando para a comunidade internacional que o tema da conservação e uso sustentável desse bem ambiental deve ser liderado pelos países que abrigam as maiores florestas do mundo.
- Eleições 2022: Conheça os senadores eleitos ligados ao agronegócio
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, as ações para preservar o bioma incluem manejo sustentável e conservação da floresta tropical; bioeconomia para pessoas e florestas saudáveis; e restauração de ecossistemas críticos e de florestas.
O comunicado conjunto pode ser consultado aqui.