O clima em outubro será marcado por forte variabilidade no clima brasileiro, segundo previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Enquanto áreas do Sudeste devem registrar chuva acima da média, diferentes pontos das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul tendem a enfrentar precipitações reduzidas.
Clima em outubro

Com base na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Região Norte, a maior parte do Pará, o centro do Tocantins e áreas do Amazonas devem acumular até 50 mm a menos de chuva que o habitual.
Em contrapartida, o Amapá, o extremo norte do Pará, o oeste do Acre, o norte de Rondônia e a faixa de fronteira do Amazonas com Peru e Colômbia terão precipitações acima da média.
O Nordeste terá cenário mais equilibrado, com volumes próximos ao padrão histórico, embora o norte da Bahia e o sul do Maranhão e do Piauí possam registrar chuvas superiores à média.
No Centro-Oeste, a tendência é de déficit hídrico no Mato Grosso, noroeste de Goiás e no Distrito Federal. Já o oeste e o extremo sul do Mato Grosso, além do centro-leste do Mato Grosso do Sul, devem ter chuvas mais intensas que o normal.
No Sudeste, a previsão é favorável para Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, onde os acumulados ficarão acima da média. O restante da região deve se manter próximo ao padrão histórico.
No Sul, o Paraná e parte de Santa Catarina terão volumes elevados, enquanto o Rio Grande do Sul enfrentará chuvas até 75 mm abaixo da climatologia, sobretudo em regiões de fronteira.
Temperaturas acima da média predominam

Além da chuva irregular, outubro será mais quente em quase todo o país. No Norte, o sudeste do Pará e Tocantins podem registrar temperaturas até 1,5 °C acima da média, com valores entre 27 °C e 32 °C. No Nordeste, o calor será generalizado, superando 28 °C no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.
No Centro-Oeste, os termômetros também devem passar dos 28 °C em áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. No Sudeste, as médias ficam acima de 22 °C, podendo ultrapassar 25 °C em Minas Gerais e São Paulo.
O Sul será a única exceção: enquanto Paraná e parte de Santa Catarina registram leve aquecimento, o centro do Rio Grande do Sul deve ter temperaturas abaixo da média, inferiores a 20 °C.