Assim como todos os animais que integram o ecossistema, os insetos são fundamentais para o equilíbrio da cadeia alimentar e do meio ambiente. Para se ter ideia da importância desses bichinhos podemos citar as abelhas e borboletas, responsáveis por auxiliar diretamente no processo de reprodução de algumas plantas.
Além do mais, a alimentação de diversas espécies de pássaros, mamíferos e repteis são compostas, majoritariamente ou unicamente, de insetos. Estudos mostram uma redução preocupante no número ou na diversidade de insetos no mundo, o que é algo preocupante devido a sua importância para o ecossistema.
Insetos que correm risco de extinção
Apesar do estudo ter sido feito em âmbito mundial, no Brasil ainda há pouquíssimas informações sobre isso. Entretanto, Pesquisadores da Universidade Federal de Campinas (Unicamp) e das universidades federais de São Carlos – SP e do Rio Grande do Sul, desenvolveram uma pesquisa sobre alterações na biodiversidade dos insetos.
Dentre as vertentes estudadas pelos pesquisadores está também as tendências de queda na quantidade de animais terrestres, tais como abelhas, besouros e borboletas. Ressalta-se que o primeiro mapeamento, publicada no periódico internacional Biolgy Letters, analisou mais de 45 pesquisas científicas.
A partir das análises dos documentos foi constatado a existência de uma tendência de declínio populacional referente a espécies de borboletas, formigas e abelhas. De acordo com os autores, ainda há muito a ser feito, uma vez que as novas pesquisas de longo prazo precisam ter suas amostras padronizadas.