O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quinta-feira (5/5), que a energia solar deve ser responsável por cerca de 17% da matriz brasileira até 2031. A energia solar é uma fonte alternativa e sustentável proveniente da luz e calor do sol, podendo ser usada para a geração de eletricidade ou aquecimento de água.
Energia solar: Conheça as vantagens de implantar o sistema de energia solar no agronegócio
Segundo o ministro, as fontes fotovoltaicas correspondem, atualmente, por cerca de 7,7% da eletricidade gerada no Brasil. Entretanto, o país vem crescendo na geração deste tipo de energia. “No ano passado, a geração distribuída no Brasil foi a quarta em crescimento no mundo, superada apenas por países como Estados Unidos, China e Índia.”.
Carbono: Mercado de carbono deve gerar US$ 10 bi ao ano ao Brasil, diz ministro
Energia eólica no Brasil
Já em relação a energia eólica, o ministro apontou que houve crescimento de 330% desde 2014 e, atualmente, é responsável por mais de 11% da matriz elétrica do Brasil.
Boi gordo: Políticas adotadas pela China trazem prejuízos para o mercado brasileiro
Além disso, Albuquerque ainda confirmou a realização de um leilão em junho, que deve tratar sobre a concessão para construção de linhas e instalações de energia. Na ocasião, devem ser leiloados 13 lotes em 13 estados brasileiros, tendo uma previsão de investimento no valor de R$ 15,3 bilhões e instalação de 4,5 mil quilômetros de linha de transmissão.
Gripe: Primeiro caso de gripe aviária H3N8, em humanos, é relatado pela China
*Com informações da Agência Brasil