O mês de fevereiro de 2026 deve ser marcado por contrastes climáticos no Brasil. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica distribuição irregular das chuvas entre as regiões, além de temperaturas acima da média em grande parte do território nacional.
O cenário reforça a necessidade de atenção para possíveis impactos tanto em áreas com excesso quanto em locais com déficit de precipitação.
Previsão do tempo em fevereiro

Região Norte
A previsão aponta volumes de chuva até 50 milímetros acima da média no sudeste, oeste e extremo norte do Amazonas, no centro-sul de Roraima, no leste do Tocantins e em grande parte do Pará. Nessas áreas, a tendência é de fevereiro mais chuvoso que o normal.
Por outro lado, no sudoeste, centro e nordeste do Amazonas, leste do Acre, oeste do Tocantins, norte do Amapá e de Roraima, além do noroeste e nordeste do Pará, os acumulados devem ficar próximos ou abaixo da média climatológica.
Em relação às temperaturas, os estados do Amazonas, Pará, Roraima e Acre devem registrar médias até 1 °C acima do normal, com valores entre 27 °C e 32 °C. Nas demais áreas da região, as temperaturas permanecem dentro da média ou ligeiramente acima.
- Feiras do agronegócio 2026: Confira o calendário de feiras e eventos no Brasil
Região Nordeste
O prognóstico indica chuva até 50 milímetros abaixo da média no norte da Bahia, sul e sudeste do Piauí, noroeste do Maranhão, sudoeste de Pernambuco e no noroeste e sudeste do Ceará.
Já áreas como o sul do Maranhão, extremo sul da Bahia, norte do Piauí, oeste da Paraíba e centro-norte de Pernambuco podem registrar volumes acima da média histórica.
Quanto às temperaturas, são esperados valores até 0,6 °C acima da média no Maranhão, Piauí, centro-sul do Ceará e oeste da Paraíba e de Pernambuco. Nos demais estados nordestinos, a tendência é de temperaturas próximas da normalidade.
Região Centro-Oeste
Grande parte de Goiás e Mato Grosso, além do sul e nordeste de Mato Grosso do Sul, deve apresentar chuva abaixo da média em fevereiro. O destaque negativo é o nordeste de Mato Grosso, onde o déficit pode chegar a 150 milímetros em relação ao padrão histórico.
Em contraste, o noroeste de Mato Grosso tem previsão de volumes acima da média.
As temperaturas devem ficar acima da climatologia em quase toda a região, especialmente no centro-norte de Mato Grosso e na região central de Mato Grosso do Sul, com médias entre 27 °C e 30 °C, podendo alcançar até 1 °C acima do normal.

Região Sudeste
A previsão indica chuva acima da média em grande parte do Rio de Janeiro, no centro-norte do Espírito Santo, centro-norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira.
No Triângulo Mineiro e no norte de Minas Gerais, a tendência é de precipitação abaixo da média histórica.
Em relação às temperaturas, predominam valores dentro da média, com leve elevação — até 0,6 °C acima — no oeste de São Paulo e oeste de Minas Gerais.
Região Sul
O Sul do país deve ter predomínio de chuva abaixo da média no Paraná, oeste e sul de Santa Catarina, além do oeste do Rio Grande do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais áreas, os volumes devem ficar próximos do padrão climatológico de fevereiro.
As temperaturas tendem a permanecer próximas da média em grande parte do Paraná, Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina. No entanto, o centro-norte do Paraná, próximo à divisa com São Paulo, pode registrar valores ligeiramente acima da média, em torno de 0,6 °C.







