Mesmo com o clima estável neste fim de semana no Rio Grande do Sul, grandes tempestades podem atingir várias cidades na noite deste domingo (17/9).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que um período de instabilidade pode se estender até a próxima terça-feira (19).
Tempestades no Rio Grande do Sul
A partir desta segunda-feira (18/9), a chuva se espalha para todas as áreas do RS. Conforme o relatório, na metade Sul, os volumes devem ficar em torno de 40 a 60 mm de chuva por dia e alguns pontos podem chegar a 90 milímetros.
Conforme o relatório, com o avanço da frente fria as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h em várias regiões.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, uma região de baixa pressão, junto com umidade vinda da Amazônia e a aproximação de uma frente fria favorecem as chuvas moderadas a fortes no Sul. O Inmet ainda alerta toda a população sobre o perigo potencial nas regiões.
Ao todo, o Rio Grande do Sul já contabiliza 48 mortes depois das enchentes que atingiram o Estado desde o início do mês de setembro. Ao menos 9 pessoas também estão desaparecidas.
Bacias em alerta
Devido às tempestades com a chegada do ciclone extratropical, o governo já emitiu alerta para os riscos de inundações gradativas com elevação dos rios e principalmente em local que a chuva apresenta grande volume de água em pouco tempo.
A maioria dos rios e os solos das regiões já foram afetadas pelas inundações anteriores, entre as bacias que permanecem em alerta estão: Piratini, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Baixo Jacuí, Gravataí, Sinos e entre outras.