Estão abertas, a partir desta segunda-feira (17/10), as inscrições do Programa Reflora, voltado para pequenos e médios produtores rurais de Goiás interessados em realizar o reflorestamento ambiental, especialmente em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) e, ainda, para médios e grandes proprietários em áreas não-protegidas que estejam degradadas em suas propriedades.
Esta é a segunda etapa do programa, que abrange mais de 30 cidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Em Goiás, os municípios contemplados são nove, sendo Barro Alto, Caçu, Itarumã e Niquelândia. Em Minas Gerais são Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira, São João Nepomuceno e São Sebastião da Vargem Alegre.

O programa também é realizado em São Paulo e atende os municípios de Alumínio, Araçariguama, Avaré, Canitar, Chavantes, Ibiúna, Juquiá, Juquitiba, Mairinque, Manduri, Miracatu, Ourinhos, Piedade, Piraju, Sarutaiá, Tapiraí e Votorantim. Além de Jacarezinho e Ribeirão Claro, no Paraná.
Programa de reflorestamento ambiental

O Programa Reflora conta com a distribuição gratuita de espécies nativas para viabilizar o reflorestamento em áreas degradadas, além de consultorias para o produtor. Todos os inscritos passam por uma seleção prévia para checagem dos pré-requisitos do programa.
Entre os benefícios para os produtores estão:
- Regulação do clima;
- Contenção de taludes e encostas;
- Aumento de fluxo de nascentes e preservação de mananciais;
- Aumento e conservação da biodiversidade;
- Equilíbrio do regime de chuvas;
- Regulação da qualidade do ar;
- Formação e melhora da estrutura do solo;
- Controle de erosões e sequestro de carbono.
De acordo com o Gerente de Sustentabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Leandro Faria, “o projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal”.
Para fazer a inscrição no programa basta clicar aqui.