A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de março indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, sendo mais pontuais na Região Sudeste.
Já em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a previsão indica chuva dentro ou ligeiramente acima da média.
Previsão de chuva no Brasil e a agricultura
Levando em conta a previsão climática e o impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, destaque vai para a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que teve um aumento na umidade do solo com retorno da chuva mais regular em janeiro e fevereiro, beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Para março, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir a evolução de parte das lavouras de primeira safra, além de reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste.
Já nas regiões Sul e Sudeste, são previstos volumes de chuva acima da média para o mês de março, que podem manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras.
Entretanto, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva próxima ou pouco abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.
As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, acima de 25°C. Porém, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29ºC. Já em áreas pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, são previstas temperaturas próximas da média.
Previsão primeira quinzena de março
Região Norte
Até 13 de março, para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva que podem passar dos 50 milímetros (mm) em praticamente toda a região, em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia, sul de Roraima, Tocantins podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados inferiores a 30 mm.
Região Nordeste
Na Região Nordeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde não se descartam volumes superiores a 100,0 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados, que podem superar 50 mm.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva em forma de pancadas em todos os estados, com acumulados maiores que 40 mm, principalmente Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minhas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, por conta do calor e à alta umidade. Em Mato Grosso do Sul e São Paulo, a previsão é de menores acumulados de chuva.
Região Sul
Na Região Sul, a previsão é de pancadas de chuva maior que 50 mm em todos os estados. Em áreas do Rio Grande do Sul, podem ultrapassar 50 mm com o transporte de umidade do oceano para o continente. Nas demais áreas, são previstos acumulados abaixo de 40 mm, principalmente pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.