O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), esteve, nesta sexta-feira (12/5) em Aporé, no extremo sul do estado, onde participou da inauguração de uma nova usina de cana-de-açúcar, em Goiás.
O evento contou, também, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Inauguração de usina em Goiás
Sobre a instalação do empreendimento, Alckmin afirmou que o setor agropecuário brasileiro é resiliente e que a nova usina de etanol irá gerar mais de mil empregos diretos para produzir uma fonte de energia limpa.
“Esse complexo industrial vai mudar a vida de Aporé, de toda região e do Estado de Goiás”, disse o vice-presidente do Brasil.
De acordo com Alckmin, o Brasil tem a energia mais limpa do mundo e ainda possui um grande potencial para avançar nessa área.
O político ainda fez referência ao “pré-sal caipira”, que seria a produção de biogás e outros produtos a partir do campo. Além disso, mencionou a possibilidade de aumentar o percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%, o que, segundo ele, teria um efeito positivo no setor.
Em seu discurso, Ronaldo Caiado defendeu o incentivo às matrizes de energia limpa no país, argumentando que, se o Brasil possui fontes renováveis, não há motivo para priorizar fontes importadas.
“Teremos tecnologia de ponta, renda per capita e salários mais altos, além de pessoas sendo preparadas para trabalhar com essa tecnologia. Isso tudo é motivo para festejar”, afirmou o governador.
A convite do grupo Nardini Agroindustrial , os três políticos visitaram as instalações da usina, que tem a estimativa de moer 900 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra atual e produzir 80 milhões de litros de etanol, além de gerar energia elétrica a partir do bagaço da cana, que é 100% verde e renovável.
O empreendimento
▪️ A nova usina, em Apore, recebeu um investimento total de R$ 800 milhões.
▪️ A expectativa é que a usina gere mais de 2 mil empregos para a região.
- Prêmio Goiás Sustentável: inscrições seguem até 20 de maio; veja como participar
“Há mais de 10 anos não se inaugura uma usina em Goiás, ou seja, essa solenidade é um marco histórico para este estado. Estamos aqui para gerar emprego e desenvolvimento para esta região”, afirmou o presidente do grupo, Riccardo Nardini.
▪️ Com a nova usina, a Nardini Agroindustrial irá processar cana-de-açúcar e produzir açúcar, etanol e energia elétrica a partir do bagaço da cana, seguindo o modelo de matriz energética limpa e renovável.