Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançaram nesta sexta-feira (26) em São Paulo, a plataforma Recircula Brasil.
Esta inovadora ferramenta permitirá rastrear e registrar a reutilização de plásticos, sendo a primeira no país a certificar efetivamente a circularidade dos materiais, conforme destacado pela ABDI.
A ABDI também anunciou que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima está preparando um decreto para regulamentar a circularidade do plástico, obrigando as empresas a comprovarem o uso de conteúdo reciclado.
Plataforma Recircula Brasil
A plataforma Recircula Brasil utilizará notas fiscais eletrônicas para monitorar o caminho dos plásticos reciclados, desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais. Com essas informações, o sistema atestará a origem dos materiais e confirmará a presença de plástico reciclado nos produtos.
“A plataforma não só promove a reciclagem, mas também posiciona o Brasil como um líder global na implementação de soluções inovadoras contra a poluição plástica”, afirmou Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
Cappelli ressaltou que a iniciativa poderá ser utilizada por outros setores industriais, além do setor de plásticos, como os setores de alumínio e automotivo.
“Nosso objetivo é tornar o Recircula Brasil um instrumento de política pública, assegurando a transparência e a rastreabilidade na cadeia produtiva,” acrescentou.
Em fase de testes, a plataforma foi reconhecida como um modelo de excelência no combate à poluição plástica pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A Recircula Brasil também fornecerá informações detalhadas sobre o novo uso dos resíduos reciclados, permitindo que recicladores de plásticos comprovem suas operações de maneira mais eficaz.
“Ao produzir reaproveitando o que se tem, sem precisar usar novos recursos que tendem a se esgotar na natureza, estamos protegendo o meio ambiente, reduzindo a poluição e evitando falsificações de resultados ambientais. A circularidade do plástico no Brasil passa a ser real e com transparência de dados”, enfatizou Perpétua Almeida, diretora de Sustentabilidade da ABDI.
O mercado plástico brasileiro movimenta aproximadamente 7 milhões de toneladas por ano, das quais cerca de 1,1 milhão de toneladas são recicladas anualmente.
Com informações Agência Brasil