Rita Lee, uma das maiores artistas da música brasileira, conhecida por sua carreira de sucesso e influência na cultura do país, faleceu na segunda-feira (8/5).
Porém, muito além de se dedicar apenas a música, Rita Lee, estrela do rock brasileiro, também foi uma defensora do meio ambiente, tendo se envolvido em várias campanhas de preservação e conscientização ambiental ao longo de sua vida.
Rita Lee e sua contribuição para o ativismo ambiental no Brasil
▪️ Conhecida também por ser uma ativista pela causa animal e ambiental, Rita Lee escreveu uma série de livros infantis para abordar questões ecológicas.
▪️ Lançados entre 1986 e 1992, os livros contam a história do ratinho Alex e levam os títulos de “Dr. Alex”, “Dr. Alex e os Reis de Angra”, “Dr. Alex na Amazônia” e “Dr. Alex e o Oráculo de Quartz”.
▪️ Os títulos foram relançados pela autora em 2020, com novas ilustrações e texto revisado em 2019.
▪️ E o ratinho Alex realmente existiu, ele foi adotado por Rita quando os filhos ainda eram pequenos.
▪️ Inicialmente, a história não foi pensada para os livros, mas acabou ganhando as páginas para que outras pessoas pudessem também curtir o mundo do ratinho e suas lutas pelo meio ambiente.
“Na hora de ir para a cama, eu inventava historinhas sobre as aventuras de Alex. Isso foi nos anos 1980. Foi daí que pensei em escrever quatro livrinhos para outras crianças também curtirem o mundinho do ratinho”, contou a cantora ao Correio Braziliense à época do relançamento dos livros.
▪️ Nos livros, Rita Lee conta como o ratinho Alex combate os que pretendem destruir a floresta, os bichos e os indígenas, através de queimadas e derrubada de árvores.
“Quanto antes a criançada ficar antenada a essas tragédias ambientais, melhor. Mostre a elas o fogo destruindo milhares de árvores; conte que estão aniquilando indígenas e sua rica cultura; mostre que animais, que sentem dor e são seres vivos como nós, são tratados como coisas.”, defendeu em outra entrevista ao Estadão, em 2020.
Música
▪️ ‘Sem papas na língua’, a rainha do rock nacional sempre deixou claro seu posicionamento em defesa dos reinos mineral, vegetal e animal.
▪️ Nos versos e títulos de suas músicas não era diferente, e seu posicionamento também era evidente.
▪️ Entre elas está “Paradise Brasil” e “Mamãe Natureza”, primeira composição de Rita Lee após sua saída dos Mutantes.