Moradores da cidade de Caxias do Sul relataram tremores na madrugada desta segunda-feira (13). O Corpo de Bombeiros de região informou que está verificando os relatos, mas que já orientou os moradores que deixem suas casas em caso de aparecimento de rachaduras.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, caso que já ocorreu no município em outros anos.
Tremor de terra em Caxias do Sul
A SEMMA também destacou que devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação ocasionada pela água.
“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, ressaltou o diretor da Gestão Ambiental da Semma, geólogo Caio Torques.
Com base no Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. Sendo o primeiro de 2,4 graus às 01h48 em Bento Gonçalves, o segundo às 2h58 em Caxias do Sul de 2,3 graus e o terceiro às 3h03 com a mesma intensidade em Caxias.
A MetSul também alertou os moradores e destacou que o ocorrido não foi um terremoto convencional.
“Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023 “, alegou a empresa.
Chuvas intensas
Além dos tremores, no último final de semana, partes do município voltaram a ser atingidas por chuvas torrenciais, causando mais deslizamentos de terra e danos na cidade, que teve o estado de calamidade pública decretado no dia 2 de maio.
Chuvas intensas provocaram a queda de barreiras em dois pontos da RS-453, na descida da Serra para o Vale do Taquari, nos municípios de Boa Vista do Sul e Westfália.
Devido a situação, a Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), anunciou que as atividades presenciais nas escolas municipais do interior ficarão suspensos por conta do transporte das crianças.
- Enchente no RS: Mais de 10 mil animais já foram resgatados