Se tratando de beleza e potencialidade, Santa Catarina (SC) está entre os estados com referência de turismo rural. Durante os meses mais quentes do ano, é comum ver turistas de todos os estados e nacionalidades.
Ao longo dos anos Santa Catarina tornou polo turismo devido as opções gastronômicas, monumentos urbanos e festas típicas.
Turismo rural em Santa Catarina
O estado possui ao todo mais de 200 praias, onde estão localizadas as opções mais famosas do país, como em Balneário Camboriú ou Jurerê Internacional. Além disso, Santa Catarina ainda oferece atividades radicais, devido o estado ser repleto de serras e montanhas que encantam os visitantes.
Outro destaque do local são as comidas típicas, que marcada pela influência de imigrantes alemães e em algumas regiões os pratos destaques são à base de frutos do mar, pois o estado é o maior produtor de moluscos do Brasil.
Além disso, o estado também possui produtos típicos de origem rural. Em várias regiões do estado, é possível saborear pratos como o arroz de carreteiro, charque e feijão tropeiro, além de outros pratos com queijo colonial e carnes de ovelha. Muitas propriedades rurais oferecem refeições típicas para seus visitantes, com ingredientes frescos produzidos na própria fazenda.
A região Oeste de Santa Catarina também é conhecida por suas opções de turismo rural, sendo uma excelente escolha para quem busca vivências no campo. Dentre as principais atrações estão a Rota do Vinho, localizada no município de Abelardo Luz, onde os visitantes podem conhecer vinícolas e participar de degustações de vinhos e espumantes produzidos localmente.
Outra opção é a Rota das Cachoeiras, no município de Chapecó, que oferece atividades como trilhas ecológicas, banhos de cachoeira, pesca e imersões na vida rural. Além disso, o Vale Europeu, na região do Vale do Itajaí, é um dos destinos mais populares para o turismo rural em Santa Catarina, abrangendo cidades como Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Colheita sazonal
Santa Catarina possui várias áreas dedicadas ao cultivo de frutas e outros produtos que podem ser aproveitados por turistas em colheitas sazonais.
No Vale do São Francisco (São Joaquim), há a colheita de uvas e maçãs. Em Campos de Lages e Pinhalzinho, a colheita de morango é comum durante a temporada. Já a região de Santa Cecília é conhecida pela produção de café, e os turistas podem vivenciar a colheita e o processo de preparo.
Santa Catarina é um destino promissor para quem deseja explorar o turismo rural com todas as opções de hospedagem, gastronomia, atividades ecológicas e sustentáveis, além de apoiar a economia e cultura local.
Portanto, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior diversidade biológica e a preservação de suas áreas naturais ajuda a manter o equilíbrio ecológico, evitando a extinção de espécies e o colapso de ecossistemas.