Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Bacon e embutidos agregam valor de quase 60% à carne ovina no Brasil

Derivados como copas, presuntos, hambúrgueres e o bacon criam alternativas ao mercado de consumo com aproveitamento de 100% da carcaça animal.

Por Janaina Honorato
Publicado em 09/12/2024 às 19:46
Bacon e embutidos agregam valor de quase 60% à carne ovina no Brasil

Copas, presuntos, hambúrgueres e o bacon criam alternativas ao mercado de consumo. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa Pecuária Sul

Share on FacebookShare on Twitter

A carne ovina – cordeiros, borregos, ovelhas e carneiros – vem sendo pesquisada para fabricação de novos produtos para agregar valor à proteína, como: linguiça, mortadela, salame, presuntos, hambúrguer e até bacon, conhecido como ‘oveicon’.

Para beneficiar a cadeia produtiva da ovinocultura, é possível obter um aproveitamento integral da carcaça do animal, para pratos e cortes, produtos embutidos e outros, já que a carne ovina é consumida em todas as regiões do Brasil, sendo um alimento rico alimento rico em nutrientes.

LEIA TAMBÉM

Casos de raiva em região de fronteira aumentam atenção de produtores em Goiás

Casos de raiva em região de fronteira aumentam atenção de produtores em Goiás

Iniciada campanha de declaração de rebanhos e vacinação de herbívoros em GoiásIniciada campanha de declaração de rebanhos e vacinação de herbívoros em Goiás

Iniciada campanha de declaração de rebanhos e vacinação de herbívoros em Goiás

Produção de bacon e embutidos

O Brasil possui um rebanho de 21 milhões de cabeças de ovinos segundo dados de 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado da Bahia é o maior criador da espécie, com quase 25% do total nacional de animais, mas para atender a demanda nacional, o país também importa carne, principalmente do Uruguai.

Indústria

Produtos derivados podem aumentar em mais de 50% ganhos do produtor.
Produtos derivados podem aumentar em mais de 50% ganhos do produtor. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa Pecuária Sul

O aproveitamento total da carne de ovinos a partir do processamento industrial, já pode ser considerado a alternativa mais eficaz de aumentar o interesse dos empreendedores, que atuam na ovinocultura no Brasil, por garantir agregação de valor e lucratividade à carne.

Categorias de animais que têm menor aceitação pelos consumidores urbanos, como ovelhas mais velhas, podem ser aproveitadas, pois sua carne tem boa qualidade nutricional para produção de processados embutidos.

Segundo a pesquisadora Elen Nalério, da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), para carne de animais mais velhos, de descarte, há a possibilidade de agregar valor com produtos cárneos crus: copas, ‘oveicons’ que são os bacons de ovino, além de mortadelas, linguiças light, dentre outros, que foram desenvolvidas pelos profissionais da instituição.

A industrialização dessa carne tem oferecido ao mercado produtos embutidos com maior estabilidade, ou seja, vida de prateleira, proteínas com alto valor nutricional e melhor qualidade aos atributos sensoriais: maciez, sabor e aroma, que atendem as exigências dos consumidores.

Segundo estudos da Embrapa, a comercialização destes subprodutos pode alcançar uma receita adicional de 57,51% em relação ao valor da carcaça, agregando renda ao produtor, com um melhor retorno financeiro.

  • Tecnologia: Embrapa apresenta plataforma digital para técnicos e produtores de caprinos e ovinos

Receitas

Carne ovina tem um teor maior de proteína que a carne bovina.
Carne ovina tem um teor maior de proteína que a carne bovina. Foto: Gentil Barreira/Embrapa Pecuária Sul

A carne ovina tem um sabor adocicado, suave e delicado, mas marcante. No cordeiro, a carne de cordeiro é suculenta, macia.

De acordo com a pesquisadora Lisiane Lima, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), a carne de cordeiro é a mais consumida, principalmente em churrasco. Além disso, se faz na região Nordeste o cozido ou carne de panela com cortes da parte dianteira. E também a carne de sol do carneiro, usada para fazer o famoso prato Maria Isabel com arroz.

Outra linha de aproveitamento na ovinocultura é a produção de alimentos regionais, caso da buchada, sarapatel e dobradinha, pratos típicos da culinária nordestina preparados com as vísceras.

Propriedades nutricionais

Segundo a nutricionista Luciana Fujiwara, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), um diferencial da carne ovina é que em 100 gramas tem de 25 a 26% de proteína, um teor é bem superior ao da carne bovina.

O fato de ser uma carne com vitaminas, ácidos graxos, sais minerais e proteína, possui uma concentração baixa de colesterol, aponta Luciana, o que faz do produto uma boa indicação para públicos específicos como cardíacos, diabéticos ou pessoas que têm receio de comer a carne vermelha.

Consumo

Para 2024, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que o consumo brasileiro de carne ovina será de 0,519 kg per capita, um recuo de 0,2% em relação a 2023.

Alguns fatores que explicam o baixo consumo de carne ovina no Brasil são: preço elevado, pouca disponibilidade do produto no mercado, falta de costume, ausência de cortes mais apropriados para o preparo no dia a dia.

Preparo

A Embrapa fornece um mapa do aproveitamento de carcaças ovinas, mostrando como agregar valor com derivados cárneos dos ovinos.

  • Pesquisa: Embrapa abre concurso público para mais de mil vagas com salários até 12 mil
Tags: baconcarne ovinaembutidosovinoculturavalor

Notícias relacionadas

Operação apreende carne suína imprópria e interdita abatedouro ilegal em Goiás

Operação apreende carne suína imprópria e interdita abatedouro ilegal em Goiás

Foi interditado nessa terça-feira (29), um abatedouro ilegal de suínos que funcionava em uma propriedade rural nas proximidades da zona...

Uso de silagem de inverno impulsiona a produção de leite no Sul

Uso de silagem de inverno impulsiona a produção de leite no Sul

A alimentação do rebanho representa a maior parcela dos custos na produção de leite. Produzir alimentos conservados durante o inverno...

Em caso raro, vaca dá à luz à três bezerros em sítio

Em caso raro, vaca dá à luz à três bezerros em sítio de Goiás 

Um fato raro chamou a atenção no meio rural de Goiás nesta semana: uma vaca deu à luz três bezerros...

Grupo criminoso do Mato Grosso é investigado suspeito de furto de novilhas em Goiás 

Grupo criminoso do Mato Grosso é investigado suspeito de furto de novilhas em Goiás 

Um grupo criminoso do Mato Grosso está sendo investigado suspeito de furto de novilhas em Goiás. De acordo com a...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.