Uma baleia em decomposição e com cerca de 13 metros de comprimento foi encontrada morta na manhã dessa quinta-feira (24) em uma praia de Santos, no litoral paulista.
O animal que estava em avançado estado de decomposição e foi identificado por meio do trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Veja o vídeo no final da matéria
Baleia em decomposição

De acordo com o Instituto Gremar, responsável pelo atendimento a fauna marinha, foram coletadas amostras da carcaça para análises laboratoriais, que serão conduzidas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado no Guarujá e o objetivo é identificar a possível causa da morte da baleia.
A remoção do animal foi coordenada pela Prefeitura de Santos, com apoio da empresa Terra Santos, responsável pela limpeza urbana.
Antes do transporte, a baleia foi examinada por especialistas do Instituto Gremar, que autorizaram a retirada do corpo.
O procedimento contou com o uso de máquinas pesadas, como pá carregadeira e retroescavadeira. Em seguida, a baleia foi colocada na caçamba de um caminhão trucado e encaminhada ao aterro sanitário da Terrestre Ambiental, onde recebeu o destino final.
- Agricultura: Memorando entre Brasil e Países Baixos cria grupo de trabalho sobre produção sustentável
Curiosidades
O aparecimento de baleias mortas em praia é considerado um fenômeno comum.
Todos os anos, casos como esse são registrados ao longo da costa brasileira, especialmente durante o inverno, quando diversas espécies migratórias, como a baleia-jubarte, se deslocam em busca de águas mais quentes para reprodução.
As causas das mortes são variadas e podem incluir fatores naturais, como doenças, idade avançada ou ataques de predadores, além de impactos causados pela ação humana, como colisões com embarcações, ingestão de resíduos plásticos ou emalhamento em redes de pesca.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram