Pecuaristas brasileiros poderão contar com reforço de mais 16 mil toneladas de milho para alimentar os animais, através da compra nos estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A entidade anunciou a maior oferta de cereal nesta quinta-feira (3), com o objetivo de garantir a alimentação dos animais, principalmente com a estiagem prolongada dos últimos meses, que afeta a produção de pastagens, silagem e ração para a pecuária de corte e leite.
Conab oferta mais milho a pecuaristas por conta de seca
O Programa de Venda em Balcão facilita o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques públicos de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com o mercado atacadista local.
A Companhia permite a compra de quem já possui cadastro diretamente do seu celular ou computador de maneira online, por meio do Balcão Digital. Essa ferramenta permite formalizar demandas de compra de milho, emitir a autorização de venda e a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamentos e até agendar a retirada do cereal nas unidades da Companhia.
O Programa conta atualmente com cerca de 69 mil toneladas de milho nos estoques. De janeiro a setembro deste ano foram comercializadas cerca de 74,5 mil toneladas do cereal, atendendo mais de 11 mil criadores cadastrados nos estados em que o ProVB é executado pela Conab.
Como comprar milho da Conab
O Venda em Balcão é para pequenos criadores: suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos), aquicultores e coturnicultores (codornas), que tenham feito a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou que, mesmo que não possuam, atendam os critérios de enquadramento.
Os criadores devem procurar a Conab e realizar o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), disponível no portal da Companhia. Depois é só entrar em contato por e-mail ou telefone, com uma Superintendência regional da Conab ou a Unidade armazenadora mais próxima para habilitar a documentação enviada.
As informações devem estar atualizadas e permitem o acesso mensal aos estoques públicos, de acordo com o tamanho do plantel do produtor rural.