O prazo para a segunda etapa da Declaração de Rebanho 2025 entra na reta final em Goiás.
Os produtores rurais têm até o dia 31 de dezembro para informar, no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago), os dados atualizados sobre seus rebanhos em propriedades localizadas nos 246 municípios do estado.
Declaração de rebanho em Goiás

A declaração exige informações sobre nascimentos, mortes e a evolução das espécies bovina, bubalina, equina, muar, asinina, caprina, ovina, além de aves e suínos de subsistência, animais aquáticos e abelhas. A orientação é que o preenchimento não seja deixado para os últimos dias, a fim de evitar dificuldades no acesso ao sistema.
De acordo com a Agrodefesa, os dados declarados são utilizados no planejamento das ações de defesa agropecuária e no monitoramento sanitário dos rebanhos. As regras e exigências da declaração estão previstas na Portaria nº 564/2025 da agência.
Nesta etapa, conforme o tipo de criação, o sistema pode solicitar informações adicionais. Entre elas está a identificação do mês de nascimento de bovinos e bubalinos nascidos após a primeira etapa da declaração, realizada em maio. A estratificação por faixa etária, especialmente de animais entre um e 12 meses, é considerada estratégica para o acompanhamento de programas sanitários.
O procedimento deve ser feito, preferencialmente, de forma online, pelo Sidago. Produtores que encontrarem dificuldades podem procurar atendimento presencial em uma unidade da Agrodefesa.
Mudanças no sistema

A agência também reforça as mudanças recentes no acesso ao sistema. Desde dezembro, contas vinculadas a e-mails compartilhados passaram a ter o acesso bloqueado, como parte de uma ação para aumentar a segurança das informações. Para regularização, o produtor deve comparecer a uma unidade da Agrodefesa ou utilizar as credenciais do GOV.BR.
A recomendação é que os dados de acesso ao Sidago não sejam compartilhados. Nos casos em que a gestão do sistema é terceirizada, o acesso deve ser feito por meio de procuração cadastrada, utilizando o perfil específico de procurador.







