Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Dia do Boi: da carne ao remédio, bovino é matéria-prima de vários produtos

Brasil é referência no mercado pecuário mundial, sendo o bovino fundamental para a economia, já que é usado em 49 segmentos industriais comestíveis e não comestíveis.

Por Janaina Honorato
Publicado em 24/04/2023 às 12:09
Atualizado em 28/04/2023 às 12:09
Brasil é referência no mercado pecuário, sendo o segundo maior produtor de carne bovina do mundo.

Brasil é referência no mercado pecuário, sendo o segundo maior produtor de carne bovina do mundo. Foto: Divulgação/Mapa

Share on FacebookShare on Twitter

O Dia do Boi é comemorado em 24 de abril para homenagear a pecuária brasileira, um dos pilares da economia nacional. Do boi se aproveita até o berro, ditado que reflete a relevância do bovino, matéria-prima de 49 segmentos industriais que produzem vários produtos de todas as partes desses animais.

Além das carnes nobres, de segunda e terceira, do bovino se aproveita as vísceras.
Além das carnes nobres, de segunda e terceira, do bovino se aproveita as vísceras. Foto: Divulgação/Compre Rural

Produtos comestíveis com bovino

Da matéria-prima do bovino são fabricados produtos comestíveis e não comestíveis, como aponta informações da Embrapa Gado de Corte. Na alimentação, a carne do boi é bem valorizada: alcatra, filé mignon, cupim, picanha e cortes menos nobres: acém, coxão-duro, músculo. Alguns cortes que são indicados para o churrasco, que também celebra seu dia em 24 de abril.

LEIA TAMBÉM

Dieta de alta energia aumenta produção de embriões em novilhas, aponta estudo

Dieta de alta energia aumenta produção de embriões em novilhas, aponta estudo

Brasil deve bater recorde na produção de carnes em 2026

Brasil deve bater recorde na produção de carnes em 2026

Além das carnes, se aproveita vísceras como: fígado, língua, miolo, rabo, bucho e coração, bem apreciados em receitas típicas de regiões do Brasil. A carne da cabeça é utilizada para a produção de embutidos.

Das patas se extrai o mocotó, tendões e ligamentos que são transformados em gelatina, geleias e dar liga para sorvetes. Da gordura do intestino também se faz sorvetes e produtos de confeitaria. As tripas são utilizadas na indústria de embutidos como salames e linguiças.

O leite produzido pelas vacas, além de alimentar o bezerro, é também utilizado na fabricação de queijo, requeijão, manteiga, iogurte, bolachas, biscoitos e pães.

Os ossos, incluindo da cabeça do bovino, que são fonte de cálcio e fósforo, são usados na produção de farinhas utilizadas na alimentação de animais.

Política: Proposta de rastreabilidade de bovinos prevê adesão em até 8 anos

Bovino é matéria-prima de bolsas, remédios, produtos mecânicos e até perfumaria.
Bovino é matéria-prima de bolsas, remédios, produtos mecânicos e até perfumaria. Foto: Divulgação

Produtos não comestíveis com bovino

Na indústria de produtos não comestíveis, o bovino representa um papel fundamental. Os ossos calcinados, por exemplo, são usados na fabricação de porcelana, cerâmica, refinação de prata e fusão do cobre. Em usina de açúcar, utiliza-se o carvão de osso para alvejar e refinar o açúcar.

Das glândulas supra renais, tireóide, pâncreas e etc são extraídas substâncias para fabricação de medicamentos, como a insulina para diabéticos que é feita a partir do pâncreas. Além disso, é utilizada também em produtos de perfumaria. A mucosa vai para a indústria de laticínios para a fabricação do coalho.

A bílis tratada do boi, é usada em produtos farmacêuticos para problemas digestivos e cálculo biliar. O óleo de mocotó vira lubrificante aeronáutico, graxas para couros. As tripas são usadas para suturas de cirurgias.

Até o sangue dos bovinos é aproveitado para produção de plasma, soro e farinha de sangue ou sangue solúvel. O plasma é usado na fabricação de embutidos e do soro, confeccionam-se vacinas. A farinha de sangue é aplicada como fertilizante, enquanto o sangue solúvel é desidratado e usado em ração animal.

Uso de partes do bovino em artesanato e utensílios

Os cascos e os chifres se tornam peças de artesanatos. Das canelas é obtido filmes de raio X, líquidos para extintores e resíduos para fertilizantes, além de pentes e botões. Do intestino produzem-se fios usados em cirurgias.

A pele, depois de tratada é chamada de couro bovino, que tem grande utilidade na fabricação de bolsas, calçados, malas, cintos, roupas, estofados, cosméticos, chicletes e cápsulas farmacêuticas; além de materiais esportivos como bolas, luvas; extrai-se também o colágeno, utilizado em cosméticos como cremes e esmaltes.

Do pelo, cabelos do rabo, da orelha e limpeza do couro são usados na indústria de escovas de cabelo, pincéis, brochas, vassouras, e de combustível. O sebo serve para produção de velas, de sabão, detergentes, shampoos, tintas, pneus, lápis, além de se extrair a glicerina para fabricação de explosivos e outros produtos.

E as fezes bovina são também ingrediente para adubo orgânico, adubos formulados e também é utilizado na produção de biogás, fonte de energia renovável.

  • Manejo: Inseminação Artificial em Tempo Fixo aumenta eficiência reprodutiva de bovinos

Do Bovino se aproveita 100% com bem-estar animal

O bovino é um dos poucos animais que se aproveita tudo. Então, quando o ditado aponta que do boi até o berro é utilizado, é verdade, inclusive pelo fato de até o som do bovino ser usado em trilhas sonoras e animações de festa de peão.

O pecuarista brasileiro garante o mercado, que preza pelo bem-estar do animal, cumprindo as cinco liberdades estabelecidas em lei pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): liberdade nutricional, manter os animais livres de sede, fome e desnutrição; liberdade ambiental, livres de desconforto; liberdade sanitária, livres de dor, injúria e doenças; liberdades comportamentais, livres para expressar comportamentos naturais; liberdades psicológicas, animais livres de medo e estresse.

  • Economia: Linha de crédito rural para financiamento em dólar é lançada pelo BNDES

Produção bovina e melhoramento genético

Em nosso canal do YouTube, conversamos com Murilo Canedo, zootecnista especialista em melhoramento genético bovino. Ele detalha tudo sobre inseminação artificial, pecuária de corte e muito mais.

Canedo trabalhou em grandes projetos deste segmento, como na Fazenda É o Amor, de propriedade de um ícone do mundo sertanejo e agropecuário, Zezé de Camargo. Assistam abaixo nosso podcast:

YouTube video
Tags: boibovinocarneDia do Boimatéria-primaprodutosremédio

Notícias relacionadas

Sistemas integrados de produção têm viabilidade econômica no Cerrado e Amazônia

Sistemas integrados de produção têm viabilidade econômica no Cerrado e Amazônia

Pesquisadores da Embrapa apresentaram uma síntese de estudos que analisam experiências no Cerrado e na Amazônia com sistemas de Integração...

Foto: Envato

Goiás intensifica ações contra brucelose e tuberculose em bovinos

Representantes de entidades públicas e privadas ligadas à pecuária participaram, na última sexta-feira (12), da segunda reunião ordinária do Comitê...

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Entre julho de 2010 e maio de 2025, o preço do quilo do suíno registrou alta de 237%, superando a...

Foto: Envato

Brasil obtém reconhecimento da União Europeia como livre de gripe aviária

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (4) o reconhecimento oficial da União Europeia (UE) como país livre de gripe aviária. O...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.