A distocia bovina refere-se à dificuldade que a vaca enfrenta para expulsar o feto durante o parto. Este problema pode estar ligado à mãe ou ao próprio bezerro. Para evitar que os animais sofram, e até mesmo preservar a saúde da matriz e do filhote, é preciso que o produtor esteja atento aos sinais da gravidez e acompanhe todo período gestacional.
Dentre as características que apontam uma distocia bovina estão o atraso no parto e a dificuldade de expulsão do filhote, em alguns casos sendo necessário a intervenção humana para que o parto aconteça. Dentre os motivos que levam ao problema, podemos citar:
- raça: cruzamentos industriais de origem da Europa;
- novilhas: animais muito jovens podem ter uma incidência maior de distocia;
- peso corporal como excesso;
- condições da vaca no período pré e durante gestação;
- estreitamento das vias fetais.
Quando a origem do problema se refere à matriz, este é mais comum em animais de cria e em gestações gemelares, quando há mais de um feto em formação. Já quando a distocia é causada pelo bezerro, pode acontecer devido à uma má formação ou posição que o animal se encontra. Vale ressaltar que em casos extremos, a vaca deve ser submetida à uma cesárea para a retirada do feto.
Como saber se o parto está próximo e prevenir a distocia bovina
Quando o parto está se aproximando, o animal apresenta sinais comportamentais diferentes, além de apresentar mudanças físicas. No caso das vacas destinadas à pecuária leiteira, é comum perceber o úbere sempre cheio, estando mais rígido e maior próximo ao parto. É possível notar também que a causa do animal fica mais relaxada.
O principal indício da proximidade do parto é a liberação de um líquido viscoso pela vagina do animal. Este muco assemelha-se com uma clara de ovo. Horas antes do parto, o animal fica mais agitado, apresentando rugidos e contrações abdominais.
Para evitar, ou diminuir a incidência de distocia bovina, a recomendação é que as matrizes sejam bem alimentadas e tenham limentos capazes de manter a sua nutrição, garantindo assim um organismo saudável e propício para a formação do feto. Dentre a estratégia para conseguir a nutrição desejada é reforçar a alimentação no cocho.
Estabelecer um planejamento estratégico para a estação de monta é uma forma de evitar problemas e proteger os animais, tanto matriz quanto o bezerro.