O período gestacional das vacas é de suma importância para dar continuidade no rebanho do pecuarista. Quando a principal atividade da propriedade é a comercialização do leite, este período é ainda mais importante.
Se a vaca gestante não tiver o cuidado adequado, uma dieta desequilibrada, acaba resultando em um anestro prolongado e na debilitação do bezerro ao nascer.
Pecuária bovina: Distocia bovina: entenda o que é, quais são as causas e como evitar
Desta forma, a recomendação dos médicos veterinários é um cuidado redobrado com as vacas prenhas, principalmente em relação ao manejo nutricional para que haja condições favoráveis para o bom desenvolvimento do feto, do parto e da gestação de modo geral.
Principais cuidados durante a gestação bovina
A maior necessidade nutricional das vacas, no período gestacional, acontece entre o sétimo e o nono mês de gestação. A carga nutricional aumenta significativamente, uma vez que o feto se encontra bem desenvolvido e absorve cada vez mais nutrientes da matriz.
Equinos: Quais são as melhores técnicas para diagnosticar a gestação precoce em equinos
É importante ressaltar que se for a primeira cria da vaca, ela ainda se encontra em fase de crescimento, o que faz com que as necessidades nutricionais sejam ainda maiores.
Independente da novilha primípara (ou não), é fundamental fornecer uma dieta balanceada, rica em proteína e energia durante todo o período de prenhez.
Pecuária leiteira: Como a mastite bovina pode afetar a produção de leite
Dentre os impactos negativos decorrentes de uma má nutrição na gestação bovina é o anestro, ou como é popularmente conhecido, a ausência de cio.
Quando esta condição é prolongada, ela acaba comprometendo o desempenho reprodutivo do animal, reduzindo assim os índices de concepção na estação de monta.
Agropecuária: Saiba quais são as vantagens da sexagem fetal em equinos
É fato que, após parir, as vacas se encontram mais desnutridas, e isso por si só já prejudica significativamente a ovulação da vaca. Por isso, um manejo nutricional é de suma importância neste período.
Práticas de manejo de vacas prenhes
1. O pecuarista deve estar preparado para o período de estiagem, de forma que haja viabilidade na oferta de forrageiras às vacas prenhes mesmo na seca. A dica aqui é ter um bom manejo da pastagem;
Agronegócio: Safra de Algodão tem ótimas projeções para 2022, afirma AgroConab
2. Para que sejam devidamente nutridas, evitando eventuais perdas gestacionais, nascimento de bezerros fracos e problemas durante o parto, as vacas prenhes devem ser levadas aos piquetes-maternidade;
3. Cerca de um mês antes do parto, a vaca deve ficar alocada no piquete-maternidade. Vale lembrar que no momento de escolher o local, deve ser considerado a proximidade entre as instalações da fazenda, facilitando a observação dos primeiros sinais do parto;
Brasil: Mapa registra foco de peste suína clássica em Marco no Ceará
4. O pasto-maternidade deve ter uma boa cobertura vegetal e drenagem adequadas. Recomenda-se que o local tenha à disposição do animal uma área sombreada, com área de cocho apropriada e baixa taxa de lotação;
5. O vazio sanitário nos piquete-maternidade é suma importância. O local deve ser mantido limpo, evitando contaminações, especialmente nos bezerros recém-nascidos. Com isso, evitam-se infecções umbilicais, proliferação de vírus, bactérias e protozoários causadores de diarreia.
Agropecuária: Fazenda leiteira: conheça os 10 maiores produtores de leite do Brasil
Sinais indicativos da proximidade do parto
Todos os sinais devem ser observados para que o pecuarista consiga identificar os indicativos de que o parto se aproxima. Assim, de 2 a 3 semanas do parto, o úbere da vaca aumenta de volume.
Cerca de 2 a 3 dias antes, a rugosidade dos tetos desaparece, pois eles se enchem de leite. Outro ponto importante é que os músculos da pelve relaxam.
Suínos: Problemas respiratórios em suínos podem interferir na lucratividade
A medida que o parto vai se aproximando, a vagina da vaca libera uma espécie de muco viscoso e a vulva se torna intumescida. Os tetos, podem brotar gotas de colostro, uma vez que a vaca se encontra no auge da lactação.