Diante da repercussão em torno da Influenza Aviária, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reiterou que não há risco de contaminação pelo consumo de carne de frango e ovos no Brasil.
O alerta busca tranquilizar a população e se baseia em orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que afirma não haver evidências de transmissão da gripe aviária por meio de alimentos.
Consumo de frango e ovos

A entidade destaca que o preparo adequado dos alimentos continua sendo a principal medida de segurança alimentar. Em nota, a ABPA orienta que os consumidores mantenham cuidados simples no dia a dia, como cozinhar bem carnes e ovos, evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos e higienizar as mãos e utensílios após o preparo.
As recomendações estão em linha com as diretrizes de órgãos de saúde nacionais e internacionais. Segundo o Ministério da Agricultura, boas práticas de higiene e cocção são fundamentais para garantir a segurança no consumo de produtos de origem animal, mesmo em cenários de vigilância sanitária reforçada.
Com base em evidências científicas, a ABPA assegura que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro no país.
- Meio ambiente: Novo programa fortalece inclusão financeira na sociobioeconomia da Amazônia e Cerrado
Influenza aviária

O primeiro registro da IAAP em uma granja de matrizes de aves comerciais foi confirmado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Em nota oficial, o Mapa ressaltou que a doença não é transmitida por meio do consumo de carne ou ovos.
Devido a identificação, o Mapa destacou a eficiência do sistema de vigilância sanitária brasileiro diante da rápida detecção e contenção de um foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP).
Segundo a pasta, as medidas imediatas adotadas comprovam a estrutura sólida da inspeção agropecuária no país.
Como parte do compromisso com a transparência e com os padrões internacionais de qualidade, o governo federal alega que assegura que as exportações brasileiras seguirão os protocolos sanitários estabelecidos com os países parceiros.