Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Instituto Mineiro de Agropecuária simplifica cadastro de criadores de abelhas

Medida tem a finalidade de incentivar a regularização das produções para combater doenças.

Por Arieny Alves
Publicado em 10/10/2023 às 11:56
Instituto Mineiro de Agropecuária simplifica cadastro de criadores de abelhas

Uma nova portaria que regulamenta o cadastro desses produtores deve ser publicada em breve. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) juntou-se à iniciativa privada para desenvolver medidas que visam a regularização dos produtores mineiros de abelha. Com o cadastro, será possível fazer um mapeamento do estado, proporcionando uma agilidade em casos de alta mortalidade.

A medida foi planejada após apicultores e meliponicultores de Minas Gerais enfrentarem episódios de mortalidade por intoxicação de agrotóxicos utilizados em culturas próximas aos criatórios.

LEIA TAMBÉM

Brasil pode retomar exportações de carne de frango após 28 dias sem novos casos de gripe aviária

Jordânia e Kuwait reduzem restrições à carne de frango brasileira

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Instituto Mineiro de Agropecuária analisa casos de mortalidade dos animais

Criação de abelhas
A criação de abelhas tem características próprias e na maioria delas, os apicultores utilizam propriedades informais. Foto: Envato

Os índices de mortalidade ganharam força no início de 2023, época em que um apicultor de Jacuí, no Sudoeste de Minas Gerais, percebeu um número elevado de mortes de abelhas de sua criação.

Para investigar o caso, foram coletadas amostras e enviadas para um laboratório em São Paulo, ficando constatado vários tipos de agrotóxicos, dentre eles produtos proibidos para uso.

Devido a isso, o instituto foi acionado e se reuniu com os produtores para estabelecer diretrizes a fim de solucionar os problemas.

A criação de abelhas tem características próprias e na maioria delas, os apicultores utilizam propriedades informais para instalar a criação das abelhas e os proprietários das terras acabam aplicando agrotóxicos em outras culturas e as abelhas que circulam livremente são intoxicadas.

“Quando os produtores vão aplicar esses produtores em suas lavouras devem avisar seus vizinhos e também os apicultores e meliponicultores da região sobre a aplicação desses produtos para evitar que as abelhas não sejam atingidas”, relatou o agropecuário do IMA e coordenador do Programa de Sanidade das Abelhas no estado de Minas Gerais, Eduardo Lage. 

  • El Niño: Veja como enfrentar fenômeno climático na safra 2023/2024

Cadastro dos produtores

Criadores de abelha
Além de cadastrarem-se, os produtores de abelhas terá a obrigação de transitar com sua produção portando a Guia de Trânsito Animal (GTA). Foto: Envato

Uma nova portaria que regulamenta o cadastro desses produtores deve ser publicada em breve. Conforme a nova legislação, além de apresentar documentos de identificação, o produtor deverá se cadastrar no IMA informando a geolocalização da criação. Além disso, o instituto também irá até a propriedade fiscalizar o criatório e ampliar o monitoramento da produção em Minas Gerais.

“Ao saber onde estão as criações de abelhas, podemos praticar as medidas sanitárias nessas regiões e instruir os produtores sobre como agir em casos de aplicação de agrotóxicos por seus vizinhos”, completa Lage.

Ao todo, desde o início da ação, o IMA registrou um incremento de aproximadamente 500 produtores cadastrados. A expectativa é que com a publicação da nova legislação, mais produtores possam se cadastrar e com isso aumentar a vigilância epidemiológica do estado.

  • Economia: Governo Federal destina R$ 5 milhões para estruturação da Rota do Açaí no Amapá

Com a nova medida haverá algumas mudanças na legislação. Além de se cadastrarem, os produtores de abelhas terão a obrigação de transitar com sua produção portando a Guia de Trânsito Animal (GTA) e notificar ao IMA as altas mortalidades desses animais.

O produtor também deve registrar a produção de mel e o registro é uma medida de segurança alimentar dos produtos consumidos pela população.

Legislação sobre o uso de agrotóxicos

A legislação brasileira estabelece uma divisão de responsabilidades entre os órgãos competentes no que diz respeito aos agrotóxicos. A Anvisa é responsável pela classificação toxicológica desses produtos, enquanto o Ibama é responsável pela avaliação da periculosidade ambiental. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é o órgão responsável pelo registro e pela análise de eficiência agronômica.

Em Minas Gerais, o IMA assume o papel de fiscalizador do uso e comércio de agrotóxicos. No caso do produtor, as atribuições incluem supervisionar a aplicação do produto seguindo as recomendações do fabricante e as normas vigentes, bem como fiscalizar o armazenamento e a devolução das embalagens vazias ao fabricante.

  • Agronegócio: Área reservada à agropecuária no país tem crescimento de 50% em 37 anos

Atualmente, a novidade tem sido o uso de drones para fins de aplicação dos agrotóxicos, mas para operar um drone com essa finalidade, é necessário cadastrar o aparelho no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e efetuar o registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“O IMA fiscaliza apenas se o agrotóxico utilizado é próprio para aplicação aérea e se é adequado para a cultura em que está sendo aplicado. Também é verificado se o produtor tem nota fiscal e receituário agronômico e se o produto é legalizado”, pontua Marcela Ferreira Rocha, fiscal agropecuário responsável pela fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos no IMA.

Tags: abelhacriador de abelhaInstituto Mineiro de AgropecuáriamedidasMinas Geraispecuária

Notícias relacionadas

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente o Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O...

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

O estado de Goiás está prestes a receber reconhecimento oficial como zona livre de febre aftosa sem vacinação por parte...

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Alguns países que haviam adotado restrições à carne de frango brasileira por causa da gripe aviária decidiram flexibilizar as medidas....

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

O serviço veterinário oficial finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção na propriedade localizada em Montenegro (RS), onde foi identificado...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.