O livro digital “Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária” foi lançado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como parte da campanha “Influenza Aviária? Aqui não!”.
O e-book multimídia trabalha em vídeos, mensagens de voz, de texto e infográficos, temas relacionados à doença que afeta aves domésticas e silvestres, com o objetivo de ser utilizado em projetos e atividades educativas nas mídias sociais, aplicativos de mensagens eletrônicas ou mesmo impresso.
A ideia da pasta é que o material seja essencial na educação sanitária em um momento em que o Brasil redobra a vigilância para evitar a chegada da influenza aviária no país.
“Esta é uma importante e inovadora forma de ensinar, já que emprega as redes sociais e aplicativos de mensagem eletrônica para levar conhecimento às pessoas que trabalham e vivem no campo”, ressalta o professor Luís Fernando Soares Zuin, idealizador da metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”.
O livro é composto por três partes: a primeira contém capítulos com informações básicas para sobre o tema. Na segunda, é apresentada a metodologia “Diálogos nos territórios rurais”, sugerindo atividades e seus caminhos comunicacionais, para que o assunto seja introduzido e trabalhado.
Na terceira parte há todos os roteiros das mensagens de voz, de texto, cartazes, infográficos e vídeos. Tudo está disponível no site do Mapa, na página do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa), o Proesa, e pode também ser consultado por esse canal.
Casos de Influenza Aviária
]Na última semana foram confirmados casos na Argentina e no Uruguai. A influenza aviária já está presente também na Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.
Mercado de frango brasileiro
O Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado, além de ser o sexto maior produtor de ovos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome 257 ovos por ano, conforme levantamento setorial realizado em 2021.
A doença
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus, e que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Não há risco de contaminação pelo consumo da carne ou de ovos. Até este momento, o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país.
Nas aves, a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são falta de coordenação motora, torcicolo, dificuldade em respirar e intensa diarreia.
Qualquer cidadão que encontrar aves com esses sintomas pode notificar a vigilância por meio do site e-Sisbravet ou nos escritórios locais de serviços veterinários oficiais.