A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a oferta de carnes no mercado interno do Brasil terá uma recuperação em 2023, podendo atingir o maior nível já registrado.
A quantidade de carne disponível no mercado doméstico, considerando a bovina, de aves e suína, deve chegar a 20,77 milhões de toneladas, representando um aumento de 5% em relação ao volume estimado em 2022.
Oferta de carnes no mercado interno
A produção recorde de carnes no mercado interno resultou em um aumento na disponibilidade do produto, atingindo 96 quilos por habitante no ano, o segundo maior índice já registrado, ficando atrás apenas de 2013.
“Esse cenário contribui para uma tendência queda nos preços, o que já começa a ser percebido no mercado como mostra a pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor [IPCA] divulgado, em março, pelo IBGE”, explica o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Carne bovina
▪️ No caso da carne bovina ela deve atingir um pico em 2023, com a estimativa de produção de cerca de 9 milhões de tonelada.
▪️ A maior produção também resultará em uma disponibilidade per capita de 29 quilos por habitante por ano, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.
▪️ Embora o aumento da produção seja uma boa notícia, a situação das exportações da carne bovina brasileira foi impactada pela suspensão da venda para a China no início deste ano, devido às medidas previstas em protocolos sanitários.
▪️ No entanto, a suspensão foi revertida no final de março e, apesar da tendência de queda nas exportações, a disponibilidade de carne bovina no mercado interno pode aumentar em 12,4%, chegando a 6,26 milhões de toneladas.
Carne de aves
▪️ Com a relação a produção de aves no Brasil, essa deve registrar um aumento de 3,1% em 2023, passando de 14,78 milhões de toneladas para 15,24 milhões de toneladas.
▪️ Além disso, as exportações do produto tendem a crescer 4,7%, podendo atingir um novo recorde em 2023, com 4,8 milhões de toneladas embarcadas.
▪️ Apesar do aumento na produção e nas exportações, a disponibilidade per capita de carne de frango deve apresentar uma leve recuperação de 1,7%, chegando a 48 quilos por habitante ao ano.
Carne suína
▪️ A produção de carne suína no Brasil deve atingir níveis históricos em 2023, ultrapassando 5,3 milhões de toneladas.
Pecuária: Campanha de vacinação contra raiva dos herbívoros começa na segunda (1°), em Goiás
▪️ Mesmo com o aumento da oferta do produto no mercado interno, a disponibilidade per capita deve se manter estável em cerca de 19 quilos por habitante ao ano, devido ao crescimento da população e das exportações.
▪️ As vendas ao mercado externo devem chegar a 1,2 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior.