Uma das maiores vertentes do agronegócio é a criação do gado de corte. A carne é um dos alimentos mais consumidos mundialmente e rico em proteínas. Levando a premissa em consideração, existe a preocupação do produtor rural em relação a qualidade e procedência do produto comercializado desde o momento da escolha do reprodutor e da matriz, para a concepção de um novo animal.
Para garantir a qualidade existem diversos fatores levados em consideração pelo pecuarista, bem com alimentação, nutrição, manejo, manejo sanitário, procedência do reprodutor, procedência da matriz, raça do animal, entre outros. Tudo isso para que o consumidor final receba o melhor produto.
Por falar na qualidade da carne bovina do gado de corte, separamos uma lista com os melhores cortes bovinos para fazer um bom churrasco. A dica inicial é saber claramente qual é o objetivo, pois existem cortes com mais gordura e outros mais magros, existem aqueles que são para grelha e os que são para brasa. Tendo um objetivo definido, é mais fácil conseguir um corte de qualidade e que se adeque às suas necessidades.
Churrasco perfeito: saiba quais são as melhores carnes
Confia a lista com os melhores tipos de carne para fazer churrasco de qualidade.
- Alcatra: através da peça inteira é possível conseguir diversos tipos de corte tais como picanha, maminha, coração de alcatra, bombom da alcatra e miolo da alcatra. Desta forma, a peça se torna um item chave em relação a qualidade e variedade de carnes no churrasco de domingo.
- Contrafilé: trata-se de uma pela grande e que pode render, inclusive, um corte da bisteca. Devido a sua maciez é possível servir como grelhado, geralmente sendo servido mal passado.
- Costela: pode ser consumida em dois cortes distintos, sendo eles costela ripa e ponta da agulha, sendo esta última a mais macia por ser um ponto de corte mais próximo ao filé mignon.
- Cupim: este é, com certeza, um dos cortes mais consumidos e apreciados. Trata-se do corte dianteiro do gado e conta com a presença de gordura entremeada em meio a carne, o que garante um sabor e maciez para o corte.
- Fraldinha: corte lateral do boi, sendo leve e macio apesar a pouca quantidade de gordura presente na carne.
- Filé Mignon: corte localizado entre a alcatra e o contrafilé. Destaca-se por ser o corte mais macio e adocicado do animal.
- Maminha: trata-se de um dos cortes proveniente da alcatra, sendo saboroso e suculento. Recomenda-se que, para o churrasco, seja preparada com uma capa de gordura.
- Peito do boi: corte dianteiro do boi com uma rica presença de gordura, garantindo assim uma carne mais macia.
- Picanha: assim como o cupim, este é um corte indispensável para qualquer churrasco. A dica aqui é que, para garantir o sabor, seja preparada com a gordura.
- T-bone: formado pelo contrafilé e filé mignon, chama a atenção ao unificar duas texturas e sabores distintos em um mesmo corte.